terça-feira, 26 de julho de 2011

projeto


Identificação
Nome das cursistas: Gisele K.B.Castro
                                   Vanda B. Gastmann

Nome da escola: Escola Municipal de Educação Básica Professor Emilio Jacob Carlos Schönell

Local: Linha Araraquara

Série: Pré-escolar

Número de alunos: 15

Professores envolvidos: Gisele e Vanda

Temática: Cantigas infantis

Problemática a ser estudada / Definição do tema
Atualmente, cada vez mais cedo, as crianças começam a freqüentar os centros de educação infantil e nestes constata-se uma realidade diferente da vivenciada na nossa infância, elas praticamente não conhecem cantigas. E como essa ausência continua no dia-a-dia na escola de que forma podemos resgatá-las e utiliza-las como ferramentas para o desenvolvimento da oralidade, da socialização, do ritmo e do desenvolvimento?

Justificativa

   Acreditamos que as cantigas estão presentes nas famílias e nas escolas desde os tempos mais remotos. São de grande importância no desenvolvimento cultural, social, intelectual e motor da criança. Tem o poder de encantar, acalmar e de proporcionar a brincadeira, o movimento e o prazer.
     No entanto, observamos que hoje devido ao uso das diversas tecnologias de comunicação e informação, (cd e DVD, televisor, radio, multimídia) nem sempre nos lembramos de utilizar a cantiga no dia a dia da escola.
   O desenvolvimento da linguagem infantil é dependente da interação e mediação do adulto. Assim, a Educação Infantil cumpre um papel imprescindível, pois possibilita através das cantigas, aprendizagens significativas e o desenvolvimento da autonomia, da linguagem e da identidade.
   Desta maneira buscamos pesquisar, resgatar e trabalhar com as nossas crianças as cantigas mais diversas, utilizando-as no trabalho pedagógico das turmas de educação infantil.

Objetivo geral

   Proporcionar, através das cantigas, momentos de aprendizagem, socialização e desenvolvimento, despertando nas crianças o prazer e o gosto pelas mesmas.

Objetivos específicos

-Oportunizar a exploração de vários movimentos promovendo a adaptação e a socialização do educando;
- Possibilitar momentos de interação, através da cantiga, da música e do movimento;
- Trabalhar com estruturas e diferentes formas musicais;
-Dinamizar noções de ritmo individual e coletivo;
-Socializar e possibilitar a expressão de emoções;
-Explorar movimentos ajustáveis ao ritmo;
- Ampliar o vocabulário através das cantigas;
-Resgatar as cantigas que fazem parte do dia a dia das crianças;
- Conhecer a diversidade de cantigas existentes, através de pesquisa bibliográfica e com os pais;
-Socializar as cantigas com outras turmas da escola.

REFERENCIAL TEÓRICO

   As cantigas acompanham a trajetória de vida das pessoas. Ainda quando bebes brincam com sons, ai vem as cantigas de ninar que transmitem aconchego e segurança, as cantigas infantis e as cantigas de roda que não podem ser consideradas como simples atividades mecânicas, mas devem ser pensadas e trabalhadas como sensibilidade, expressão, entrega, alegria e emoção.
   As canções populares constituem a mais viva expressão lingüística de um povo, as letras e os ritmos em sua simplicidade servem de modelo para as crianças no processo de alfabetização e é com ritmos, rimas e demais aspectos sonoros que elas captam as estruturas verbais.
   Segundo o Referencial Teórico Curricular Nacional para Educação Infantil, “Os jogos, as brincadeiras, a dança, e as praticas esportivas revelam, por seu lado, a cultura corporal de cada grupo social, constituindo-se em atividades privilegiadas na qual o movimento é aprendizado e significado.” (1998, v.3, p.19)
   As canções de ninar tradicionais, os brinquedos cantados e rítmicos, as rodas e cirandas, os jogos com movimentos, as brincadeiras com palmas e gestor sonoros e corporais, assim como outras produções do acervo cultural infantil, podem estar presentes e devem se constituir em conteúdos de trabalho.
(...) ouvir música, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, jogos de mão etc... são atividades que despertam , estimulam e desenvolvem  o gosto pela atividade musical, além de atenderam a necessidade de expressão que passa pela esfera afetiva, estética e cognitiva (1998,v.3,p.58)

   As crianças desenvolvem o prazer da escuta e a capacidade de reconhecer pela analise e observação – a música como organização de som e silencio. Para o RCNEI:
     As crianças podem perceber sentir, ouvir, deixando-se guiar                                                                                                       pela sensibilidade, pela sensação que a música lhes sugere e comunica. Poderão ser apresentadas partes de composição ou peças breves, dança repertório da musica chamada descritiva, assim como aquelas que foram criadas visando à apreciação da musica infantil.
  
   Brincadeiras que envolvem ritmos, cantos e movimentos simultaneamente, possibilitam a percepção rítmica, a identificação de segmentos do corpo, despertando através das cantigas e brincadeiras um comportamento mais afetivo onde o contato corporal se manifesta em seu principal conteúdo, alem da produção de seqüências motoras, propiciando conquistas no plano da coordenação e precisão de movimento.
   Diante disso, pode se afirmar que a criança vai crescendo e aprendendo a cultura do seu povo, vai exercitando a linguagem, o canto, a dança, o movimento, a imitação, a entonação e o ritmo. E como a escola é a instituição responsável pela formação cultural das crianças, é fundamental o trabalho com as cantigas que são atividades ricas de cultura e conhecimento.

Metodologia

 As atividades serão desenvolvidas conforme a faixa etária por meio de critérios pré-estabelecidos pelos professores:
- Dançar, imitar sons, gestos e ritmos;
- Dramatizar cenas e situações diversas, como: hora do banho, passeios imaginários, caça ao ursinho;
- Cantar utilizando gestos e fantoches;
- Cantigas que envolvam o nome das partes do corpo e nome das crianças;
- Cantigas de roda;
- Confecção de personagens das cantigas com material reciclável e modelagem;
- Confecção de painéis, cartazes com desenhos, recorte e colagem, utilizando as cantigas;
- Ouvir diferentes gêneros musicais;

Recursos

CDs, DVDs, material alternativo, animais e objetos citados nas cantigas, livros de literatura, pessoas da comunidade, fantoches, materiais escolares e didáticos diversos.

Cronograma

Julho de 2011

Resultados

   A aquisição da linguagem oral se dá na educação infantil e as cantigas são, por excelência, atividades que trabalham diretamente com a oralidade. Diante disso, esperamos que as crianças ampliem o vocabulário, aprendam a cantar com prazer, ritmo, entonação e expressão.Que se integrem facilmente nas cantigas de roda, desenvolvendo os movimentos de acordo com a regra ou ritmo, se socializem, se desenvolvam e tenham aprendizagens significativas.

Referencias bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. vol.03:MEC/SEF.1998.

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