quarta-feira, 27 de julho de 2011

Internet, hipertexto e hipermídia

A comunicação em rede já não é o “bicho-papão” para muitos dos educadores. O ser humano está aprendendo a conviver com esse novo ambiente, que deve ser  de comunicação, inovação e conhecimento.

Hoje ficou muito mais fácil buscar toda e qualquer informação. Havendo as trocas de informações, interagindo com outras pessoas e sistematizando conceitos, surge o conhecimento que tanto almejamos.

O uso efetivo de tecnologia de informação para comunicar conhecimento requer,  que o contexto interpretativo seja compartilhado também. Quanto mais comunicadores compartilham conhecimentos, experiências anteriores, maior será  a eficiência do conhecimento.

Acessando a internet, podemos ouvir e visualizar, qualquer coisa, lugar ou situação que se queira.  Não há como fugir disso.

Como educadores, devemos nos aperfeiçoar muito, muito mesmo, para que desta forma, consigamos, dar conta do nosso aluno, que está ai,  inserido nesse meio social, cada vez mais questionador, exigente e para alguns mais “perturbador”.

O mediador, tutor ou professor, obrigatoriamente, necessita ter completo domínio sobre os equipamentos tecnológicos que irá utilizar em seu trabalho. Além disso, ele precisa planejar muito bem as atividades, que irá trabalhar com as tecnologias, para obter sucesso naquilo que busca.

Deve estar consciente, que as tecnologias, são apenas um meio de aprendizagem  e que se ele não for eficiente para conduzir o conhecimento de nada valera os meios tecnológicos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário