1. Identificação
Nome do cursista: Cristiane Bianchi
Escola: E.E.F. Francisco Bagatini
Série: 7ª
Número de alunos: 10
Professores envolvidos: Justina Vizzotto
2. Tema
O origami tem fundamental importância para a formação da estrutura cognitiva do aluno. Como recurso metodológico, ele proporciona a exploração de conceitos geométricos, auxilia o desenvolvimento psicomotor e o senso de localização espacial, estimula a criatividade, desenvolve a percepção e discriminação de forma, posição e tamanho, além de promover o refinamento do senso estético das crianças, jovens e adultos, através das noções de proporção e harmonia, e cultivar a paciência, a determinação e a perseverança, tão importantes academicamente, e em nossa vida como um todo.
3. Justificativa
Este projeto pretende levar os alunos o conhecimento e familiarização com a técnica do Origami, valorizando as atividades manuais com materiais simples.
4. Objetivo:
· Conhecer a técnica do Origami;
· Desenvolver a concentração e atenção através do trabalho manual.
· Confecção de um móbile de Origami Modular Star.
5. Conteúdos: dobradura, geometria, história do Origami.
6. Disciplinas envolvidas: artes, matemática e história.
7. Metodologia
7.1 Atividades desenvolvidas
1ª atividade
Os alunos irão pesquisar na internet sobre a história do Origami e responder as seguintes perguntas:
· Qual o significado da palavra Origami?
· Qual a relação entre a origem do origami e do papel?
· Qual é a ave- símbolo do origami e o que representa e/ou significa no Japão?
· O que o sapo e a tartaruga representam para os japoneses?
2ª atividade
Os alunos vão conhecer a História de Sadako e em seguida fazer um tsuru(garça) usando a técnica do origami.
3ª atividade
Já que estamos no mês de São João vamos aproveitar para fazer balões usando a técnica do origami.
4ª atividade
No Japão o sapo representa o amor e a fertilidade, a tartaruga representa a longevidade e o tsuru significa sorte, felicidade e saúde. Com a ajuda do You Tube os alunos irão confeccionar um sapo e uma tartaruga.
7.2 Cronograma:
Dia | Atividade Desenvolvida |
16/06 | Atividade 1 |
30/06 | Atividade 2 |
07/07 | Atividade 3 |
14/07 | Atividade 4 |
8. Recursos a serem utilizados
· Papel
· Laboratório de informática
· Internet
· Câmera digital
· Projetor multimídia
9. Registro do processo:
O processo de desenvolvimento do projeto vai ser registrado através de fotos, textos pesquisa e criação de slides.
10. Avaliação e resultados esperados
A avaliação vai ser constante, desde o inicio da dobradura ate o final de todo o processo, tendo a figura pronta. Avaliando coordenação motora fina, concentração e paciência.
Espera-se que o aluno consiga fazer as dobraduras e que ele desenvolva concentração, coordenação e agilidade.
11. Socialização do projeto:
A socialização do projeto será através da publicação do mesmo no blog da turma do curso de TICs, no espaço e-proinfo e apresentado na aula presencial do curso Ensinando e Aprendendo com as TCIs e do curso de Elaboração de Projetos.
12. Referências Bibliográficas
Nenhum comentário:
Postar um comentário