segunda-feira, 11 de julho de 2011

Projeto Trabalhando com Origami

1.   Identificação
Nome do cursista: Cristiane Bianchi
Escola: E.E.F. Francisco Bagatini
Série:
Número de alunos: 10
Professores envolvidos: Justina Vizzotto
2.   Tema
O origami tem fundamental importância para a formação da estrutura cognitiva do aluno. Como recurso metodológico, ele proporciona a exploração de conceitos geométricos, auxilia o desenvolvimento psicomotor e o senso de localização espacial, estimula a criatividade, desenvolve a percepção e discriminação de forma, posição e tamanho, além de promover o refinamento do senso estético das crianças, jovens e adultos, através das noções de proporção e harmonia, e cultivar a paciência, a determinação e a perseverança, tão importantes academicamente, e em nossa vida como um todo.
3.   Justificativa
Este projeto pretende levar os alunos o conhecimento e familiarização com a técnica do Origami, valorizando as atividades manuais com materiais simples.
4.   Objetivo:
·         Conhecer a técnica do Origami;
·         Desenvolver a concentração e atenção através do trabalho manual.
·         Confecção de um móbile de Origami Modular Star.

5.   Conteúdos: dobradura, geometria, história do Origami.
6.   Disciplinas envolvidas: artes, matemática e história.

7.   Metodologia
7.1 Atividades desenvolvidas
1ª atividade
Os alunos irão pesquisar na internet sobre a história do Origami e responder as seguintes perguntas:
·         Qual o significado da palavra Origami?
·         Qual a relação entre a origem do origami e do papel?
·         Qual é a ave- símbolo do origami e o que representa e/ou significa no Japão?
·         O que o sapo e a tartaruga representam para os japoneses?
2ª atividade
Os alunos vão conhecer a História de Sadako e em seguida fazer um tsuru(garça) usando a técnica do origami.
3ª atividade
Já que estamos no mês de São João vamos aproveitar para fazer balões usando a técnica do origami.
4ª atividade
No Japão o sapo representa o amor e a fertilidade, a tartaruga representa a longevidade e o tsuru significa sorte, felicidade e saúde. Com a ajuda do You Tube os alunos irão confeccionar um sapo e uma tartaruga.
7.2        Cronograma:

Dia
Atividade Desenvolvida
16/06
Atividade 1
30/06
Atividade 2
07/07
Atividade 3
14/07
Atividade 4


8.   Recursos a serem utilizados
·         Papel
·         Laboratório de informática
·         Internet
·         Câmera digital
·         Projetor multimídia

9.   Registro do processo:
O processo de desenvolvimento do projeto vai ser registrado através de fotos, textos pesquisa e criação de slides.
10. Avaliação e resultados esperados
A avaliação vai ser constante, desde o inicio da dobradura ate o final de todo o processo, tendo a figura pronta. Avaliando coordenação motora fina, concentração e paciência.
Espera-se que o aluno consiga fazer as dobraduras e que ele desenvolva concentração, coordenação e agilidade.
11.          Socialização do projeto:
A socialização do projeto será através da publicação do mesmo no blog da turma do curso de TICs, no espaço e-proinfo e apresentado na aula presencial do curso Ensinando e Aprendendo com as TCIs e do curso de Elaboração de Projetos.
12.               Referências Bibliográficas

Nenhum comentário:

Postar um comentário