(Considerações Finais)
A Matemática tem um papel social fundamental e busca respostas para problemas decorrentes de ordem social. Com esse intuito, a metodologia usada no projeto realizado com a 1ª série do ensino médio da Escola de Educação Básica Professor Mansueto Boff tendo sido coordenada pelo Professor Eurides Luís Ruchs e a Professora Thaíse Renata Bochi Costa, esteve direcionada para investigação e produção de conhecimentos que possibilitem aos alunos, analisar, discutir e apropriar-se de conceitos e formular suas próprias idéias. Neste contexto, a Matemática aplicada em sala de aula é tratada de maneira lógica, adaptada à realidade dos alunos, retomando sempre que necessário a conteúdos que são pré-requisito, possibilitando uma continuidade no processo de aprendizagem.
Acreditamos que os objetivos da realização do projeto “Estudo das Funções” foram todos devidamente alcançados, pois a grande maioria dos alunos se envolveu de forma receptiva mostrando seus interesses na aprendizagem do conteúdo trabalhado, tendo vista que conseguiram apropriar-se dos conceitos atribuídos pela atividade.
Através das atividades constatou-se que os alunos perceberam a utilidade das funções no cotidiano deles próprios, tendo a oportunidade de associá-las ao seu dia-a-dia. As dúvidas mais freqüentes que surgiram durante a aplicação da atividade foi de identificar qual é a variável dependente e qual é a variável independente de uma função. Percebeu-se que o envolvimento dos alunos despertou surpresas, pois se portaram de forma adequada e colaborando uns com os outros na busca de um resultado positivo no término de suas atividades.
A realização do projeto foi seguida de forma como constava no cronograma do projeto, tendo vista a utilização de todos os recursos, tais como: o uso do livro didático, revistas, jornais, sites como: http://pt.wikipedia.org; http://www.somatematica.com.br/emedio:http://pt.wiktionary.org/; http://www.brasilescola.com/matematica/funcao.htm, e também programas como o Hagáqué e o Microsoft Office Excel (programa de planilha eletrônica).
Ao término da atividade pode-se constatar através dos trabalhos entregues, das apresentações e até mesmo durante o processo de realização da atividade proposta, que a grande maioria da turma teve um ótimo rendimento e aproveitamento do conteúdo estudado e os demais que foram à minoria ficaram a desejar, não por dificuldades, mas sim pela falta de interesse e dedicação, sempre lembrando que um trabalho bem desenvolvido depende que todos façam a sua parte principalmente Educador e Educando.
Por está razão podemos dizer que foi muito gratificante essa aprendizagem, pois tivemos a oportunidade de aprender e utilizar ferramentas tecnológicas diversificadas, visando uma melhora em nosso processo de ensino aprendizagem, visando sempre estarmos cada vez mais preparados intelectualmente para atender as exigências e necessidades de nossos alunos.
Componentes: Eurides L.Ruchs e Thaíse R.B.Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário