domingo, 10 de julho de 2011

Mídia na Educação

Mídia na Educação
Belloni constata que a introdução das tecnologias de informação e comunicação trouxeram mudanças de acesso ao conhecimento mergulhados nas modernas tecnologias de comunicação e com isso trazendo grandes desafios para o comprometimento do âmbito educacional.
É importante salientar que devemos escolher as mídias mais apropriadas às nossas necessidades pessoais e coletivas, quais usos desejamos dar a cada uma ou usos que pretendemos evitar.
Silverstone: (2003, pg. 58) já alertava que:
A cidadania do século XXI requer um grau de conhecimento que até agora poucos de nós tem. Requer do individuo que saiba ler os produtos de mídia e que seja capaz de questionar suas estratégias. Isso envolveria capacidades que vão além do que foi considerado alfabetização em massa na época da mídia impressa.
Atualmente alfabetizando nas mídias é tão importante para os jovens como as formas mais tradicionais de alfabetização.
É importante que jovens e adultos utilizam-nas de forma autônoma, critica e criativa essas possibilidades comunicativas existentes.
A escola deve beneficiar-se indissociavelmente como ferramenta pedagógica e objeto de estudo, devem saber para que serve e como usar essas tecnologias, pois são muito usadas na vida extra-escolar por alunos e professores.
Como sendo uma perspectiva de formação para a cidadania do século XXI, por que os jovens não só precisam aprender a ler, mas também escrever através dos meios de comunicação do seu tempo.
A tecnologia é importante por que não altera o texto somente em si e sim a quem os textos podem chegar.
No dia a dia em nossas escolas se evidencia a influência dos meios de comunicação, alunos tentam imitar ídolos, usar roupas de marcas, cantam músicas que ouvem...
Na escola onde trabalho o uso principal das tecnologias também está relacionado a objetivos didáticos e pedagógicos. Alem de vezes há usos lúdicos e morais.
o A produção de vídeos em geral é como forma de apresentação dos trabalhos, também serve para avaliar e melhorar a fala e a leitura posteriormente. Utiliza-se também a TV rolante, se faz filmagens para divulgar trabalhos realizados sendo projetados no data schow para assistirem-se e verificar melhorias que podem e devem ocorrer , realizam-se vários trabalhos com fotos entre eles: historia de vida, linha de tempo de fatos, transcreve-se as fotos em produções;
o Ouve-se musica de diversos gêneros e faz-se análise de seus conteúdos, comentam-se as músicas que mais ouvem em casa com analise critica, realizam-se pesquisas, produções, entre outras...
o Temos uma sala informatizada onde os alunos realizam atividades com a professora especializada em parceria com a profª da turma no período contra-turno. Também os professores têm a liberdade durante o período normal de utilizar esta ferramenta com a ajuda da profª de informática.
o Nas aulas de informática Educativa são utilizadas as mais variadas metodologias, dentre elas se destacam: Interação com Jogos e Softwares Educativos específicos de cada conteúdo curricular desenvolvidos pela própria professora de informática ou baixados da internet; Apresentação de Slides em PowerPoint acrescidos de técnicas de programação, direcionados a determinado conteúdo; Digitação de textos com inserção de figuras e as mais variadas ferramentas disponibilizadas pelo Office Word; Utilizam-se vídeos dos mais variados temas (músicas, desenhos animados, filmes de curta duração) baixados do YOUTUBE. Questionários, cruzadinhas, caça-palavras entre outras técnicas, desenvolvidos pela professora no Office Excel e posteriormente resolvidos e/ou efetuados pelos alunos; Edição e criação de imagens utilizando o Acessório do Windows Paint e o Software Office Word.
o Assistimos vídeos informativos,educativos e de entretenimento...
Estamos inovando cada dia e a passos lentos introduzindo essas ferramentas em nossas aulas para que nossos alunos que possuem estes recursos saibam utilizá-las de maneira consciente e critica que deve ultrapassar o simples uso e chegar a um uso reflexivo e também expressivo.
Cursistas: jacinta e Inelve
Mídia na educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário