quarta-feira, 27 de julho de 2011

Navegando



O primeiro vídeo que assisti intitula-se:  “Vida lega”. É um vídeo que trata da importância do esporte na escola para uma melhor qualidade de vida. A atividade física ajuda a eliminar o stress nas crianças e contribui muito para o bom desenvolvimento das outras disciplinas.

O convidado especial dessa reportagem é o ator Marcos Frota que inicialmente fala sobre o circo e a atividade que sabe muito bem executar – o trapézio. Depois vai a uma escola conversar com a professora Sara e lá executam com os alunos uma brincadeira muito legal. “A brincadeira da serpente”. O tambor utilizado foi confeccionado nas aulas de arte.

A brincadeira ocorre no pátio da escola e o trabalho é feito em grupos, trabalha-se ritmo, deslocamentos, sons, movimentos, agilidade e superação de desafios.  A interdisciplinaridade apresenta-se nessa atividade: História, matemática, artes e Educação Física.


            O segundo vídeo é sobre a inclusão. “Esporte como fator de Inclusão”.

Ocorre numa escola na cidade de Brasília tendo como convidado o velocista Robson Caetano. Inicialmente falam sobre as paraolimpíadas. Após vão conversar com a professora Neusa e ela propõe aos alunos uma atividade muito divertida: “Pega Círculo”. Alunos com deficiência visual e com síndrome de Daw pode participar com facilidade. Essa atividade desenvolve a solidariedade, agilidade, cooperação, tolerância e inclusão. Muito interessante.


O terceiro vídeo que o Marcio Werneck apresenta é o “ Hábitos Saudáveis”. Inicia falando da importância de se ter uma boa qualidade de vida e para isso precisamos cuidar da nossa alimentação, ter hábitos de higiene e dormir de 8 a 10 horas diárias. O convidado é o nosso querido Dunga ( jogador e técnico de futebol). No primeiro momento, eles vão até um restaurante  de Porto Alegre provar da culinária gaucha.  Depois vão ao encontro do professor Fabiano  e ai interagem com os alunos numa brincadeira que se chama: Handeboliche. Essa atividade também trabalha a interdisciplinariedade: Português, Ciências, Arte, Matemática e Educação Física. Essa atividade desenvolve muitas habilidades, entre elas o drible, domínio do corpo, passes e recepção. http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=50434 – Inês Tecchio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário