sexta-feira, 22 de julho de 2011

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

 IDENTIFICAÇÃO
CURSISTAS: Vera Lucia Gonçalves Carvalho e Márcia Salete Klein
ESCOLA: CMEI Maria Fracasso - Concórdia – SC
SÉRIE: Grupo III - três anos – 22 alunos
TEMA: Trabalhar com a variedade de sons produzidos no meio em que vivemos de onde vem e quem produz. Incluir a musicalização na vida da criança.
PROBLEMATIZAÇÃO: No dia-a-dia produzimos, ouvimos e nos deparamos com vários tipos de sons Exemplos: barulhos da natureza, do nosso corpo, músicas de diversas intensidades, da cidade em que vivemos etc. Quando acordamos todos os dias, observamos que tudo em nossa volta produz sons e informações são transmitidas através deles. Dessa forma, quanto maior a riqueza de estímulos que ela receber melhor será seu desenvolvimento intelectual. Nesse sentido, as experiências rítmico musicais que permitem uma participação ativa (vendo, ouvindo, tocando) favorecem o desenvolvimento dos sentidos das crianças. Ao trabalhar com os sons ela desenvolve sua acuidade auditiva; ao acompanhar gestos ou dançar ela está trabalhando a coordenação motora e a atenção; ao cantar ou imitar sons ela esta descobrindo suas capacidades e estabelecendo relações com o ambiente em que vive.
JUSTIFICATIVA
A fonte de conhecimento da criança são as situações que ela tem oportunidade de experimentar em seu dia a dia. Dessa forma, quanto maior a riqueza de estímulos que ela receber melhor será seu desenvolvimento intelectual.

OBJETIVOS
01. Aprender a ouvir e saber diferenciar a diversidade de sons que são produzidos em toda parte;
02. Produzir sons com diferentes partes do corpo: mãos com palmas, língua, batida do pé, assovio e outros;
03. Perceber os barulhos que são produzidos na rua e na natureza (chuva, vento, vozes de animais, etc ) , ouvir analisar reproduzir,utilizar e reelaborar esses sons
04. Ouvir sons variados;
05.Oferecer através de histórias,filmes ,músicas,situações quem que haja a possibilidade de ouvir sons naturais,levantando questionamentos sobre sua utilização e expressividade..
06. Pesquisar lugares silenciosos mais ou menos silenciosos, barulhentos, questionando sobre onde, por que.
07. Pesquisar sons diferentes e semelhantes.
08. Ouvir as possibilidades sonoras da voz: murmurando,falando,gritando...


CONTEÚDOS
A percepção: auditiva, visual
O ritmo (movimento)
A desinibição
Comunicação oral,
O autocontrole das crianças,
Ouvir sons próximos e distantes
Autocontrole de movimentos corporais
Elementos da natureza
METODOLOGIA/ PROCEDIMENTOS
01. Cantar músicas variadas; com diversos ritmos, e movimentos. Aprender e brincar com a música através dos sons e ritmos variados.
02. Construir uma bandinha com a turma, com latas e garrafa pet, cantar utilizando sons.
03. Fazer passeios pelo cmei e na rua, durante o passeio as crianças irão identificar quais os sons que ouvem e de onde vem aprender a ouvir e saber diferenciar a diversidade de sons que são produzidos em toda parte.
04. Produzir sons com diferentes partes do corpo, palmas, língua, batida do pé, assovio.
05. Ouvir  diversos tipos de sons gravados e identificar nomeando o  barulho .
06. Ouvir diversas histórias que explorem os sons: Tum Tum Tum: Um barulho do corpo de Liliana Iacocca,que retrata sobre os sons que o corpo pode produzir.
07. Plic,Plic,Plic:Um barulho da chuva e Fom,fom,fom:Um barulho da cidade,de Liliana .
08. Questionar as crianças sobre os personagens da história o que eles fazem e imitar os sons.
08. Escanear as histórias contadas e conduzir as crianças para identificar os personagens e seus barulhos no computador.

AVALIAÇÃO E RESULTADOS ESPERADOS
A interação do grupo com o conteúdo  levou a prática, o  reconhecimento e a descoberta do ritmo e o som de maneira livre e organizada, a partir dos movimentos corporais e depois fora dele (sons ambientais,sons da natureza,instrumentos,...)dessa forma após a realização das atividades verificou-se  que as crianças utilizam na prática  argumentos  e canções,assim como alternam o silêncio e gritos ouvindo a própria voz.O som e a música estão presente e perceptivo pelas crianças em seu dia a dia.

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