Ao lermos o texto de Sílvio P. Costa , fica nítido que há pouca reflexão a respeito do papel político, cultural e econônico das mídias por parte dos envolvidos no processo, é urgente a mudança do papel do professor para trabalhar com a mídias. Mesmo diante da explosão do uso das mesmas para a comunicação interpessoal, o indivíduo não está preparado para saber "ler" os produtos e nem questionar as suas estratégias." Hoje a alfabetização/letramento nas mídias, é tão importante para os profissionais e jovens, como as formas mais tradicionais de alfabetização/letramento em relação aos textos impressos" (Sílvio P. Costa) A pesquisa demostrou que a maioria dos professores tem medo ou não esta preparado tecnologicamente por estar num momento de transição ,vindo do mundo tradicional em sala de aula e estando num momento digital para trabalhar com os alunos, pois eles, os alunos nesta parte "estão a frente" dos docentes. Falta capacitação dos docentes, manutenção dos computadores, na maiorias das escolas por ele pesquisadas. O educadores estão atrasados, precisam ser mediadores do processo e não fugir dele.A um longo caminho a ser construído,é preciso estar atento as mudanças e não fugir delas. Na nossa realidade, usamos as tecnologias sempre que possível, como: comunicação alternativa; apredizagem de libras; imagens; histórias; jogos; sons e ritmos envolvendo o corpo....Iniciar, aprofundar um conteúdo, criar algo novo com eles. Entre tantas opções, procuramos sempre usar as mais adequadas a realidade dos sujeitos. Márcia S. Klein e Vera Lúcia G. Carvalho |
domingo, 17 de julho de 2011
Mídia na Educação
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