terça-feira, 19 de julho de 2011

Projeto Alimentação


1)Identificação:
Escola: EBM. Júlio da Costa Neves – Volta Grande – Município de Alto Bela Vista
Turma: Alunos do 3° e 4° Ano
Professores envolvidosCleide, Deise, Geli e Jairo

2) Definição do Tema:
            Como sabemos, é necessário nos alimentarmos em média seis vezes ao dia. Mas será que estamos ingerindo alimentos de forma adequada e balanceada como deveria ser? Onde vamos buscar informações? Será que os alimentos que sobram são guardados corretamente até a próxima refeição? O que estamos ingerindo é apropriado e correto para termos uma boa saúde?
3) Justificativa:
            Tendo em vista a real situação da alimentação dos alunos e familiares de nossa escola, sentiu-se a necessidade de esclarecer dúvidas bem como propiciar mais informações sobre a ingestão de alimentos de uma forma adequada e balanceada para prevenir problemas de saúde.
4) Objetivo Geral:
            Buscar informações sobre os alimentos: classificação, importância, grupos e orientar a forma correta de uma boa alimentação.
Objetivos Específicos:
-         Mapear alimentos consumidos no período de uma semana;
-         Analisar e construir uma pirâmide alimentar;
-         Disponibilizar pesquisa em laboratório de informática sobre o assunto pirâmide alimentar;
-         Analisar se os alimentos consumidos pelos alunos estão adequados;
-         Discutir sobre a importância de uma alimentação saudável e correta;
-         Produzir textos e histórias em quadrinhos usando o programa HágaQuê.
5) Disciplinas e Conteúdos:
-         Ciências: Estudos dos alimentos, pirâmide alimentar;
-         Língua Portuguesa: Produção textual, histórias em quadrinho;
-         Matemática: Frações, quatro operações;
-         Língua Estrangera: Nome dos alimentos;
-         Educação Física: Jogo da pirâmide (site: www.zuzubalandia.com.br) e alimentação/atividade física;
6) Metodologia:
-         Durante uma semana, os alunos do 4° ano, anotaram em uma tabela o que cada um ingeriu durante as três refeições e nos lanches;
-         Cada aluno fez um levantamento dos alimentos consumidos e discutimos o assunto;
-         Analisamos e desenhamos uma pirâmide alimentar com base no livro didático;
-         Em seguida no laboratório de informática da escola realizamos uma pesquisa sobre o assunto Alimentação assistindo vários vídeos (vídeos YouTube) e discutindo sobre ele;
-         Depois foi feito análise dos alimentos servidos no lanche, da horta e das frutas existentes no pomar escolar e sua importância para uma boa alimentação e fizemos uma análise dos alimentos consumidos pelos alunos e comparamos com o que é correto segundo e que foi estudado. Discutimos ainda a importância de uma alimentação saudável e correta para cada um;
-         Em duplas fez-se uma produção textual sobre o conteúdo estudado;
-         Após teve a construção de histórias em quadrinho no laboratório de informática no programa HágaQuê;
-         Jogamos o jogo pirâmide alimentar: http://iguinho.ig.com.br/zuzu/diversao_piramide.html;
-         Montagem de uma pirâmide com material concreto (embalagens, fotos, desenhos no caso de alimentos que não podem ficar exposto) na sala de aula.
-         E demais tarefas agendadas:
  • Construção de uma composteira com a participação dos alunos em parceria com o Consórcio Lambari;
  • Continuação com a Horta e com o Pomar Escolar.
7) Cronograma: 

Descrição
Meses
Abril
Maio
Junho
Julho
Montagem do Projeto
X



Início das Atividades
X



Desenvolvimento

X
X

Conclusão e Dados



X
Apresentação



X

8) Recursos:
-         Laboratório de informática;
-         Sala de aula;
-         Material concreto para pirâmide alimentar;
-         Máquina fotográfica;
-         Quadro branco;
-         Folha A4
9)Fontes de Pesquisa:
-         Livro didático de ciências do 3°e 4° ano;
-         Jogo da pirâmide: http://iguinho.ig.com.br/zuzu/diversao_piramide.html;
-         Site: www.higienedosalimentos.com.br;
-       Vídeos: www.yotube.com.br:
10) Avaliação e Resultados:
            A avaliação foi de forma continua e processual, levando-se em consideração os dados coletados em casa, o empenho nas tarefas realizadas na escola, no resultado da produção textual e na apresentação do mesmo.
            Os alunos ficaram empolgados e ansiosos ao saberem que iriam ao laboratório de informática realizar pesquisa sobre o assunto estudado. 
            Eles perceberam que na Internet, podemos encontrar informações sobre qualquer assunto, e muitas vezes acabaram ficando confusos com tantas informações que apareciam na tela do computador.
As duplas mais “ousadas” iam auxiliando e encorajando as outras e até mesmo em alguns momentos acabavam saindo do tema principal. De certa forma em alguns momentos foi um pouco tumultuado, mas com um pouco de paciência chegamos ao objetivo proposto.
A prática foi muito boa, e o trabalho muito válido, pois com as tecnologias usadas neste projeto fez com que o conteúdo ficasse mais interessante e agradável. Saímos da sala, do quadro e do livro didático e fomos mais longe e conseguimos visualizar muita coisa nova e ao mesmo tempo praticar no computador.
Com isso comprova-se que as tecnologias estão aí e precisamos nos aperfeiçoar e tornar nossas aulas mais dinâmicas e atraentes.
Anexos: Fotos de Atividades Realizadas

1) Estudando a Pirâmide Alimentar 


2) Pesquisa na Sala Informatizada - Alimentação


3) Análise da Alimentação Escolar


4) Análise dos Alimentos na Horta


5) Análise dos Alimentos no Pomar


6) Produção da História em Quadrinhos - Programa HagáQuê


7) Mensagem do Grupo

“Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nuca se arrepende”.
Da Vinci

Nenhum comentário:

Postar um comentário