1)Identificação:
Escola: EBM. Júlio da Costa Neves – Volta Grande – Município de Alto Bela Vista
Turma: Alunos do 3° e 4° Ano
Professores envolvidos: Cleide, Deise, Geli e Jairo
2) Definição do Tema:
Como sabemos, é necessário nos alimentarmos em média seis vezes ao dia. Mas será que estamos ingerindo alimentos de forma adequada e balanceada como deveria ser? Onde vamos buscar informações? Será que os alimentos que sobram são guardados corretamente até a próxima refeição? O que estamos ingerindo é apropriado e correto para termos uma boa saúde?
3) Justificativa:
Tendo em vista a real situação da alimentação dos alunos e familiares de nossa escola, sentiu-se a necessidade de esclarecer dúvidas bem como propiciar mais informações sobre a ingestão de alimentos de uma forma adequada e balanceada para prevenir problemas de saúde.
4) Objetivo Geral:
Buscar informações sobre os alimentos: classificação, importância, grupos e orientar a forma correta de uma boa alimentação.
Objetivos Específicos:
- Mapear alimentos consumidos no período de uma semana;
- Analisar e construir uma pirâmide alimentar;
- Disponibilizar pesquisa em laboratório de informática sobre o assunto pirâmide alimentar;
- Analisar se os alimentos consumidos pelos alunos estão adequados;
- Discutir sobre a importância de uma alimentação saudável e correta;
- Produzir textos e histórias em quadrinhos usando o programa HágaQuê.
5) Disciplinas e Conteúdos:
- Ciências: Estudos dos alimentos, pirâmide alimentar;
- Língua Portuguesa: Produção textual, histórias em quadrinho;
- Matemática: Frações, quatro operações;
- Língua Estrangera: Nome dos alimentos;
6) Metodologia:
- Durante uma semana, os alunos do 4° ano, anotaram em uma tabela o que cada um ingeriu durante as três refeições e nos lanches;
- Cada aluno fez um levantamento dos alimentos consumidos e discutimos o assunto;
- Analisamos e desenhamos uma pirâmide alimentar com base no livro didático;
- Em seguida no laboratório de informática da escola realizamos uma pesquisa sobre o assunto Alimentação assistindo vários vídeos (vídeos YouTube) e discutindo sobre ele;
- Depois foi feito análise dos alimentos servidos no lanche, da horta e das frutas existentes no pomar escolar e sua importância para uma boa alimentação e fizemos uma análise dos alimentos consumidos pelos alunos e comparamos com o que é correto segundo e que foi estudado. Discutimos ainda a importância de uma alimentação saudável e correta para cada um;
- Em duplas fez-se uma produção textual sobre o conteúdo estudado;
- Após teve a construção de histórias em quadrinho no laboratório de informática no programa HágaQuê;
- Montagem de uma pirâmide com material concreto (embalagens, fotos, desenhos no caso de alimentos que não podem ficar exposto) na sala de aula.
- E demais tarefas agendadas:
- Construção de uma composteira com a participação dos alunos em parceria com o Consórcio Lambari;
- Continuação com a Horta e com o Pomar Escolar.
7) Cronograma:
Descrição | Meses | |||
Abril | Maio | Junho | Julho | |
Montagem do Projeto | X | |||
Início das Atividades | X | |||
Desenvolvimento | X | X | ||
Conclusão e Dados | X | |||
Apresentação | X |
8) Recursos:
- Laboratório de informática;
- Sala de aula;
- Material concreto para pirâmide alimentar;
- Máquina fotográfica;
- Quadro branco;
- Folha A4
9)Fontes de Pesquisa:
- Livro didático de ciências do 3°e 4° ano;
- http://www.youtube.com/watch?v=bd4-g76Fni4 – Alimentação Saudável
- http://www.youtube.com/watch?v=8V3Xor-wtrU – Vídeo-Aula: Prof. Rosália
- http://www.youtube.com/watch?v=uKnMDqTr_mk&feature=related – Falando sobre Alimentação
10) Avaliação e Resultados:
A avaliação foi de forma continua e processual, levando-se em consideração os dados coletados em casa, o empenho nas tarefas realizadas na escola, no resultado da produção textual e na apresentação do mesmo.
Os alunos ficaram empolgados e ansiosos ao saberem que iriam ao laboratório de informática realizar pesquisa sobre o assunto estudado.
Eles perceberam que na Internet, podemos encontrar informações sobre qualquer assunto, e muitas vezes acabaram ficando confusos com tantas informações que apareciam na tela do computador.
As duplas mais “ousadas” iam auxiliando e encorajando as outras e até mesmo em alguns momentos acabavam saindo do tema principal. De certa forma em alguns momentos foi um pouco tumultuado, mas com um pouco de paciência chegamos ao objetivo proposto.
A prática foi muito boa, e o trabalho muito válido, pois com as tecnologias usadas neste projeto fez com que o conteúdo ficasse mais interessante e agradável. Saímos da sala, do quadro e do livro didático e fomos mais longe e conseguimos visualizar muita coisa nova e ao mesmo tempo praticar no computador.
Com isso comprova-se que as tecnologias estão aí e precisamos nos aperfeiçoar e tornar nossas aulas mais dinâmicas e atraentes.
Anexos: Fotos de Atividades Realizadas
1) Estudando a Pirâmide Alimentar
2) Pesquisa na Sala Informatizada - Alimentação
3) Análise da Alimentação Escolar
4) Análise dos Alimentos na Horta
5) Análise dos Alimentos no Pomar
6) Produção da História em Quadrinhos - Programa HagáQuê
7) Mensagem do Grupo
“Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nuca se arrepende”.
Da Vinci
Nenhum comentário:
Postar um comentário