“Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, os currículos escolares promovem uma definição das disciplinas e distribuição dos conteúdos entre os componentes curriculares propostos. Um currículo pode ser definido por uma rede de ensino para todas as suas escolas”.
È no currículo que se refletem todas as experiências e conhecimentos que serão Trabalhados com os alunos durante o ano letivo. Assim sendo, podemos incluir os projetos pedagógicos e o uso das tecnologias de informação e comunicação como coadjuvantes na formação do aluno, buscando sempre a observância do currículo como algo possível de ser adaptado à realidade dos educandos.
Penso que “Currículo” deve estar fundamentado em referencial teórico (Parâmetros Curriculares Nacionais, Plano de Educação Estadual e Municipal), na experiência, nos conhecimentos e nos saberes que se espera fazer e aprender na escola de acordo com o que se julgam relevante e necessário na sociedade num dado tempo e contexto.
Penso que “Currículo” deve estar fundamentado em referencial teórico (Parâmetros Curriculares Nacionais, Plano de Educação Estadual e Municipal), na experiência, nos conhecimentos e nos saberes que se espera fazer e aprender na escola de acordo com o que se julgam relevante e necessário na sociedade num dado tempo e contexto.
Assim sendo, há uma efetiva troca/aprendizagem de saberes, tanto por parte dos professores, quanto por parte dos alunos. Todos juntos participam de um processo de produção/construção do “saber”. Todos são co-autores de projetos quando participam juntos da elaboração, execução e avaliação das ideias e práticas adotadas na escola.
Nesse contexto, as tecnologias servem de base para inovar a prática pedagógica adaptada ao currículo.
Cleide
Nenhum comentário:
Postar um comentário