1. IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL GIUSEPPE SETTE
CONCÓRDIA/SC
SÉRIE: 5ª À 8ª SÉRIE
NÚMERO DE ALUNOS: 130 ALUNOS
PROFESSORAS: INÊS TECCHIO
AUXILIARES: SIMONE (LABORATÓRIO DEINFORMÁTICA)
2.TEMA:
APRENDENDO COM OS ESPORTES COLETIVOS.
3.JUSTIFICATIVA:
Na Escola Básica municipal Giuseppe Sette, há uma dificuldade muito grande em trabalhar as práticas esportivas. O espaço é limitado. Devido a isso os alunos, são um tanto, agitados. Criam tumulto durante as práticas, além disso, o barulho é acima do permitido, causando irritabilidade nas explicações.
Em todas as modalidades esportivas, a grande maioria dos alunos, desconhecem a função dos jogadores em quadra. Não tem afinidades com os fundamentos esportivos, conhecem pouco sobre técnicas, táticas e sistemas de jogos.
Por esse motivo, o trabalho deve ser especifico, partindo da base, enfatizando regras, fundamentos de jogo, táticas, técnicas e sistemas em todas as modalidades coletivas: Handebol, voleibol, futebol de salão e basquetebol.
4. OBJETIVO:
· Mostrar a importância de iniciar o esporte na escola, pois nesse contato, os alunos formam valores, vivenciam experiências que vão acompanhá-las pelo resto da vida.
· Aperfeiçar os movimentos básicos das modalidades esportivas.
· Enfatizar os benefícios do esporte para todos os níveis etários.
· Relatar como é importante ter regras tanto na vida quanto no esporte.
· Verificar a importância de poder dar asas à imaginação e, com isso, fazer coisas que não seriam possíveis;
· Mostrar a importância que o esporte na escola tem como lazer para as crianças e sua característica de inclusão.
5. CONTEÚDOS:
“O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias; dotado de um fim em si mesmo, acompanhando de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana”. (DARIDO,1980,P.33).
A Educação Física, ao considerar o jogo conteúdo, colabora para que o mesmo continue transmitido de geração a geração, alicerçando esse patrimônio cultural tão importante para a humanidade.
É importante pensar no jogo como:
· Os conteúdos, em sua maioria, não são totalmente desconhecidos das crianças, uma vez que a maioria participou de diferentes jogos e brincadeiras;
· Não existem espaços ou materiais sofisticados;
· Podem variar em complexidade de regras, ou seja, desde pequeno pode-se jogar com poucas regras ou chegar a jogos com altíssimo nível de complexidade.
· Podem ser praticados em qualquer faixa etária;
· São divertidos e prazerosos para os seus participantes;
· Jogos esportivos: Handebol, Voleibol, Futebol de salão e Basquetebol. (Apreciação, teoria e prática).
Sites de pesquisa:
· deborakayser.blogspot.com/.../regras-oficiais-de-voleibo
· deborakayser.blogspot.com/.../regras-basicas-de-futsal-
· www.futsalinterior.com.br ›
· deborakayser.blogspot.com/2010/07/blog-post_23.html
· deborakayser.blogspot.com/.../regras-de-basquetebol-2010...
Oportunidades de Ensino:
· Entender regras de jogo;
· A inter-relação do pensamento sobre uma ação com a imagem e a conceituação verbal;
· Identificação das possibilidades de ação;
· Aprimorar os fundamentos de cada modalidade;
· Conhecer práticas corporais de acordo as regras;
· Construção, reconstrução e elaboração;
· Habilidades motoras básicas;
· Técnicas e táticas;
· Refletir sobre as práticas;
· Sentido da convivência com o coletivo;
· Produzir relatos pessoais no computador;
· Editar imagens virtuais;
· Criar links;
· Utilizar e-mail para comunicação (tirar duvidas, dar sugestões), correção de trabalhos.
· Criar Blog da turma;
· Postar trabalhos no Blog da escola e/ou da turma.
6. DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Educação Física e Português.
7.METODOLOGIA/PROCEDIMENTO/ CRONOGRAMA
No decorrer de todo ano letivo, os alunos do Ensino Fundamental (5ª – 8ª série) , terão oportunidade de visualizar diversos vídeos dos esportes como: Voleibol, handebol, basquetebol e Futsal. Conhecer as regras através de sites sugeridos pelo professor e na pratica desenvolver , da melhor forma possível o que aprendeu, reavaliar as praticas e aperfeiçoá-las.
· Primeiramente terão acesso ao sites com as regras da modalidade proposta.
· Farão anotações no caderno.
· Após, será assistido vídeos da modalidade qual estamos trabalhando;
· Em seguida, após a formação das equipes, executa-se a prática fazendo uso das regras.
CRONOGRAMA
Fevereiro: Voleibol
Março: Handebol
Abril: Futsal
Maio: Basquetebol
Junho: Voleibol
Julho:Handebol
Agosto: Futsal
Setembro: Basquetebol
Outubro: Voleibol/ Handebol
Novembro –Dezembro: Futsal/ Basquetebol
8. RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:
- Internet;
- Computadores;
-Vídeos;
- Bolas;
- Redes;
- Cestas de Basquetebol;
- Quadra;
- Coletes de identificação;
- Apito
- Louça digital;
- Máquina fotográfica;
9. REGISTRO DO POCESSO:
No decorrer do ano letivo as aulas serão ministradas de acordo com a disponibilidade do laboratório de informática e no espaço físico na escola.
1º momento: Em uma aula, os alunos pesquisam na internet, sala de informática, site de Debora Kayser, as regras de cada modalidade (1ª- voleibol, 2ª- Handebol, 3ª-futsal, 4ª- basquetebol).Para isso são necessário no mínimo quatro aulas.
2º momento: Em outra aula visualizam diversos vídeos de cada modalidade. Para essas aulas programou-se duas aulas.
3ª momento: Nas próximas aulas praticas, executa-se o que de novo aprendeu-se nas aulas de pesquisa e visualização dos vídeos. Isso será feito em todas as aulas práticas no decorrer do ano.
4º momento: Relata-se as dificuldades encontradas nesse esporte e fatores relevantes que devem ser pontuados. Duração: uma aula.
5º momento: Digitar no Word, salvar e enviar por e-mail.
6ª momento: Após correção postar no Blog da turma e/ou da escola.
10. AVALIAÇÃO E RESULTADOS ESPERADOS:
Espera-se que ao final do ano letivo os alunos tenham apreciado e compreendido as funções dos esportes coletivos.
* Durante as aulas, tanto práticas como teóricas, observa-se o desempenho dos alunos, o interesse e a participação.
* No final do 4ª bimestre, cada aluno, deverá elaborar um texto, dissertativo relatando as dificuldades e prazeres que os esportes coletivos proporcionam para as pessoas. Este texto deverá conter Links com imagens e pequenos conceitos em forma de texto. Será elaborado durante as aulas de Educação Física e também como trabalho extra-classe.
11. DIVULGAÇÃO/SOCIALIZAÇÃO DOPROJETO REALIZADO:
* Blog da turma;
* E-mail.
12. CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Acreditamos que a iniciação nos jogos desportivos coletivos deva ser entendida como um processo, que inicia-se logo que as crianças tem suas primeiras vivencias com os jogos até o final dos quatorze anos, período este que torna -se necessário a especialização em uma modalidade quando as vistas é a formação do aluno.
Esse processo chamado de etapa de iniciação esportiva deve constituir-se de fases e sua constituição acontece com as experiências dos praticantes, aliada a um projeto pedagógico onde os conteúdos do ensino das habilidades e o desenvolvimento das capacidades motoras, ocorram de forma diversificada, motivadora oportunizando a participação e a aprendizagem do maior número possível de praticantes principalmente nas agencias formais de ensino, com base no método de jogo, dentro da especificidade de cada modalidade praticada pelas crianças e adolescentes, possibilitando um ótimo desenvolvimento da aprendizagem motora, dando bases para as futuras especializações nas modalidades escolhidas pelos próprios praticantes. Especialização esta que acontecerá após quatorze anos de idade.
13. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.
* Revista Nova Escola.
Junho/julho-2009 – pg 50 – Recursos Didáticos.
* Sistematização Curricular da Rede Municipal, Xanxerê –SC, 2009, p.55.
· Internet:
· Proposta Curricular de Santa Catarina:
· Sites Debora Kayser
· Vídeos de jogos.
1. IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL GIUSEPPE SETTE
CONCÓRDIA/SC
SÉRIE: 5ª À 8ª SÉRIE
NÚMERO DE ALUNOS: 130 ALUNOS
PROFESSORAS: INÊS TECCHIO
AUXILIARES: SIMONE (LABORATÓRIO DEINFORMÁTICA)
2.TEMA:
APRENDENDO COM OS ESPORTES COLETIVOS.
3.JUSTIFICATIVA:
Na Escola Básica municipal Giuseppe Sette, há uma dificuldade muito grande em trabalhar as práticas esportivas. O espaço é limitado. Devido a isso os alunos, são um tanto, agitados. Criam tumulto durante as práticas, além disso, o barulho é acima do permitido, causando irritabilidade nas explicações.
Em todas as modalidades esportivas, a grande maioria dos alunos, desconhecem a função dos jogadores em quadra. Não tem afinidades com os fundamentos esportivos, conhecem pouco sobre técnicas, táticas e sistemas de jogos.
Por esse motivo, o trabalho deve ser especifico, partindo da base, enfatizando regras, fundamentos de jogo, táticas, técnicas e sistemas em todas as modalidades coletivas: Handebol, voleibol, futebol de salão e basquetebol.
4. OBJETIVO:
· Mostrar a importância de iniciar o esporte na escola, pois nesse contato, os alunos formam valores, vivenciam experiências que vão acompanhá-las pelo resto da vida.
· Aperfeiçar os movimentos básicos das modalidades esportivas.
· Enfatizar os benefícios do esporte para todos os níveis etários.
· Relatar como é importante ter regras tanto na vida quanto no esporte.
· Verificar a importância de poder dar asas à imaginação e, com isso, fazer coisas que não seriam possíveis;
· Mostrar a importância que o esporte na escola tem como lazer para as crianças e sua característica de inclusão.
5. CONTEÚDOS:
“O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias; dotado de um fim em si mesmo, acompanhando de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana”. (DARIDO,1980,P.33).
A Educação Física, ao considerar o jogo conteúdo, colabora para que o mesmo continue transmitido de geração a geração, alicerçando esse patrimônio cultural tão importante para a humanidade.
É importante pensar no jogo como:
· Os conteúdos, em sua maioria, não são totalmente desconhecidos das crianças, uma vez que a maioria participou de diferentes jogos e brincadeiras;
· Não existem espaços ou materiais sofisticados;
· Podem variar em complexidade de regras, ou seja, desde pequeno pode-se jogar com poucas regras ou chegar a jogos com altíssimo nível de complexidade.
· Podem ser praticados em qualquer faixa etária;
· São divertidos e prazerosos para os seus participantes;
· Jogos esportivos: Handebol, Voleibol, Futebol de salão e Basquetebol. (Apreciação, teoria e prática).
Sites de pesquisa:
· deborakayser.blogspot.com/.../regras-oficiais-de-voleibo
· deborakayser.blogspot.com/.../regras-basicas-de-futsal-
· www.futsalinterior.com.br ›
· deborakayser.blogspot.com/2010/07/blog-post_23.html
· deborakayser.blogspot.com/.../regras-de-basquetebol-2010...
Oportunidades de Ensino:
· Entender regras de jogo;
· A inter-relação do pensamento sobre uma ação com a imagem e a conceituação verbal;
· Identificação das possibilidades de ação;
· Aprimorar os fundamentos de cada modalidade;
· Conhecer práticas corporais de acordo as regras;
· Construção, reconstrução e elaboração;
· Habilidades motoras básicas;
· Técnicas e táticas;
· Refletir sobre as práticas;
· Sentido da convivência com o coletivo;
· Produzir relatos pessoais no computador;
· Editar imagens virtuais;
· Criar links;
· Utilizar e-mail para comunicação (tirar duvidas, dar sugestões), correção de trabalhos.
· Criar Blog da turma;
· Postar trabalhos no Blog da escola e/ou da turma.
6. DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Educação Física e Português.
7.METODOLOGIA/PROCEDIMENTO/ CRONOGRAMA
No decorrer de todo ano letivo, os alunos do Ensino Fundamental (5ª – 8ª série) , terão oportunidade de visualizar diversos vídeos dos esportes como: Voleibol, handebol, basquetebol e Futsal. Conhecer as regras através de sites sugeridos pelo professor e na pratica desenvolver , da melhor forma possível o que aprendeu, reavaliar as praticas e aperfeiçoá-las.
· Primeiramente terão acesso ao sites com as regras da modalidade proposta.
· Farão anotações no caderno.
· Após, será assistido vídeos da modalidade qual estamos trabalhando;
· Em seguida, após a formação das equipes, executa-se a prática fazendo uso das regras.
CRONOGRAMA
Fevereiro: Voleibol
Março: Handebol
Abril: Futsal
Maio: Basquetebol
Junho: Voleibol
Julho:Handebol
Agosto: Futsal
Setembro: Basquetebol
Outubro: Voleibol/ Handebol
Novembro –Dezembro: Futsal/ Basquetebol
8. RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:
- Internet;
- Computadores;
-Vídeos;
- Bolas;
- Redes;
- Cestas de Basquetebol;
- Quadra;
- Coletes de identificação;
- Apito
- Louça digital;
- Máquina fotográfica;
9. REGISTRO DO POCESSO:
No decorrer do ano letivo as aulas serão ministradas de acordo com a disponibilidade do laboratório de informática e no espaço físico na escola.
1º momento: Em uma aula, os alunos pesquisam na internet, sala de informática, site de Debora Kayser, as regras de cada modalidade (1ª- voleibol, 2ª- Handebol, 3ª-futsal, 4ª- basquetebol).Para isso são necessário no mínimo quatro aulas.
2º momento: Em outra aula visualizam diversos vídeos de cada modalidade. Para essas aulas programou-se duas aulas.
3ª momento: Nas próximas aulas praticas, executa-se o que de novo aprendeu-se nas aulas de pesquisa e visualização dos vídeos. Isso será feito em todas as aulas práticas no decorrer do ano.
4º momento: Relata-se as dificuldades encontradas nesse esporte e fatores relevantes que devem ser pontuados. Duração: uma aula.
5º momento: Digitar no Word, salvar e enviar por e-mail.
6ª momento: Após correção postar no Blog da turma e/ou da escola.
10. AVALIAÇÃO E RESULTADOS ESPERADOS:
Espera-se que ao final do ano letivo os alunos tenham apreciado e compreendido as funções dos esportes coletivos.
* Durante as aulas, tanto práticas como teóricas, observa-se o desempenho dos alunos, o interesse e a participação.
* No final do 4ª bimestre, cada aluno, deverá elaborar um texto, dissertativo relatando as dificuldades e prazeres que os esportes coletivos proporcionam para as pessoas. Este texto deverá conter Links com imagens e pequenos conceitos em forma de texto. Será elaborado durante as aulas de Educação Física e também como trabalho extra-classe.
11. DIVULGAÇÃO/SOCIALIZAÇÃO DOPROJETO REALIZADO:
* Blog da turma;
* E-mail.
Acreditamos que a iniciação nos jogos desportivos coletivos deva ser entendida como um processo, que inicia-se logo que as crianças tem suas primeiras vivencias com os jogos até o final dos quatorze anos, período este que torna -se necessário a especialização em uma modalidade quando as vistas é a formação do aluno.
Esse processo chamado de etapa de iniciação esportiva deve constituir-se de fases e sua constituição acontece com as experiências dos praticantes, aliada a um projeto pedagógico onde os conteúdos do ensino das habilidades e o desenvolvimento das capacidades motoras, ocorram de forma diversificada, motivadora oportunizando a participação e a aprendizagem do maior número possível de praticantes principalmente nas agencias formais de ensino, com base no método de jogo, dentro da especificidade de cada modalidade praticada pelas crianças e adolescentes, possibilitando um ótimo desenvolvimento da aprendizagem motora, dando bases para as futuras especializações nas modalidades escolhidas pelos próprios praticantes. Especialização esta que acontecerá após quatorze anos de idade.
13. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.
* Revista Nova Escola.
Junho/julho-2009 – pg 50 – Recursos Didáticos.
* Sistematização Curricular da Rede Municipal, Xanxerê –SC, 2009, p.55.
· Internet:
· Proposta Curricular de Santa Catarina:
· Sites Debora Kayser
· Vídeos de jogos.
1. IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL GIUSEPPE SETTE
CONCÓRDIA/SC
SÉRIE: 5ª À 8ª SÉRIE
NÚMERO DE ALUNOS: 130 ALUNOS
PROFESSORAS: INÊS TECCHIO
AUXILIARES: SIMONE (LABORATÓRIO DEINFORMÁTICA)
2.TEMA:
APRENDENDO COM OS ESPORTES COLETIVOS.
3.JUSTIFICATIVA:
Na Escola Básica municipal Giuseppe Sette, há uma dificuldade muito grande em trabalhar as práticas esportivas. O espaço é limitado. Devido a isso os alunos, são um tanto, agitados. Criam tumulto durante as práticas, além disso, o barulho é acima do permitido, causando irritabilidade nas explicações.
Em todas as modalidades esportivas, a grande maioria dos alunos, desconhecem a função dos jogadores em quadra. Não tem afinidades com os fundamentos esportivos, conhecem pouco sobre técnicas, táticas e sistemas de jogos.
Por esse motivo, o trabalho deve ser especifico, partindo da base, enfatizando regras, fundamentos de jogo, táticas, técnicas e sistemas em todas as modalidades coletivas: Handebol, voleibol, futebol de salão e basquetebol.
4. OBJETIVO:
· Mostrar a importância de iniciar o esporte na escola, pois nesse contato, os alunos formam valores, vivenciam experiências que vão acompanhá-las pelo resto da vida.
· Aperfeiçar os movimentos básicos das modalidades esportivas.
· Enfatizar os benefícios do esporte para todos os níveis etários.
· Relatar como é importante ter regras tanto na vida quanto no esporte.
· Verificar a importância de poder dar asas à imaginação e, com isso, fazer coisas que não seriam possíveis;
· Mostrar a importância que o esporte na escola tem como lazer para as crianças e sua característica de inclusão.
5. CONTEÚDOS:
“O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias; dotado de um fim em si mesmo, acompanhando de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana”. (DARIDO,1980,P.33).
A Educação Física, ao considerar o jogo conteúdo, colabora para que o mesmo continue transmitido de geração a geração, alicerçando esse patrimônio cultural tão importante para a humanidade.
É importante pensar no jogo como:
· Os conteúdos, em sua maioria, não são totalmente desconhecidos das crianças, uma vez que a maioria participou de diferentes jogos e brincadeiras;
· Não existem espaços ou materiais sofisticados;
· Podem variar em complexidade de regras, ou seja, desde pequeno pode-se jogar com poucas regras ou chegar a jogos com altíssimo nível de complexidade.
· Podem ser praticados em qualquer faixa etária;
· São divertidos e prazerosos para os seus participantes;
· Jogos esportivos: Handebol, Voleibol, Futebol de salão e Basquetebol. (Apreciação, teoria e prática).
Sites de pesquisa:
· deborakayser.blogspot.com/.../regras-oficiais-de-voleibo
· deborakayser.blogspot.com/.../regras-basicas-de-futsal-
· www.futsalinterior.com.br ›
· deborakayser.blogspot.com/2010/07/blog-post_23.html
· deborakayser.blogspot.com/.../regras-de-basquetebol-2010...
Oportunidades de Ensino:
· Entender regras de jogo;
· A inter-relação do pensamento sobre uma ação com a imagem e a conceituação verbal;
· Identificação das possibilidades de ação;
· Aprimorar os fundamentos de cada modalidade;
· Conhecer práticas corporais de acordo as regras;
· Construção, reconstrução e elaboração;
· Habilidades motoras básicas;
· Técnicas e táticas;
· Refletir sobre as práticas;
· Sentido da convivência com o coletivo;
· Produzir relatos pessoais no computador;
· Editar imagens virtuais;
· Criar links;
· Utilizar e-mail para comunicação (tirar duvidas, dar sugestões), correção de trabalhos.
· Criar Blog da turma;
· Postar trabalhos no Blog da escola e/ou da turma.
6. DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Educação Física e Português.
7.METODOLOGIA/PROCEDIMENTO/ CRONOGRAMA
No decorrer de todo ano letivo, os alunos do Ensino Fundamental (5ª – 8ª série) , terão oportunidade de visualizar diversos vídeos dos esportes como: Voleibol, handebol, basquetebol e Futsal. Conhecer as regras através de sites sugeridos pelo professor e na pratica desenvolver , da melhor forma possível o que aprendeu, reavaliar as praticas e aperfeiçoá-las.
· Primeiramente terão acesso ao sites com as regras da modalidade proposta.
· Farão anotações no caderno.
· Após, será assistido vídeos da modalidade qual estamos trabalhando;
· Em seguida, após a formação das equipes, executa-se a prática fazendo uso das regras.
CRONOGRAMA
Fevereiro: Voleibol
Março: Handebol
Abril: Futsal
Maio: Basquetebol
Junho: Voleibol
Julho:Handebol
Agosto: Futsal
Setembro: Basquetebol
Outubro: Voleibol/ Handebol
Novembro –Dezembro: Futsal/ Basquetebol
8. RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:
- Internet;
- Computadores;
-Vídeos;
- Bolas;
- Redes;
- Cestas de Basquetebol;
- Quadra;
- Coletes de identificação;
- Apito
- Louça digital;
- Máquina fotográfica;
9. REGISTRO DO POCESSO:
No decorrer do ano letivo as aulas serão ministradas de acordo com a disponibilidade do laboratório de informática e no espaço físico na escola.
1º momento: Em uma aula, os alunos pesquisam na internet, sala de informática, site de Debora Kayser, as regras de cada modalidade (1ª- voleibol, 2ª- Handebol, 3ª-futsal, 4ª- basquetebol).Para isso são necessário no mínimo quatro aulas.
2º momento: Em outra aula visualizam diversos vídeos de cada modalidade. Para essas aulas programou-se duas aulas.
3ª momento: Nas próximas aulas praticas, executa-se o que de novo aprendeu-se nas aulas de pesquisa e visualização dos vídeos. Isso será feito em todas as aulas práticas no decorrer do ano.
4º momento: Relata-se as dificuldades encontradas nesse esporte e fatores relevantes que devem ser pontuados. Duração: uma aula.
5º momento: Digitar no Word, salvar e enviar por e-mail.
6ª momento: Após correção postar no Blog da turma e/ou da escola.
10. AVALIAÇÃO E RESULTADOS ESPERADOS:
Espera-se que ao final do ano letivo os alunos tenham apreciado e compreendido as funções dos esportes coletivos.
* Durante as aulas, tanto práticas como teóricas, observa-se o desempenho dos alunos, o interesse e a participação.
* No final do 4ª bimestre, cada aluno, deverá elaborar um texto, dissertativo relatando as dificuldades e prazeres que os esportes coletivos proporcionam para as pessoas. Este texto deverá conter Links com imagens e pequenos conceitos em forma de texto. Será elaborado durante as aulas de Educação Física e também como trabalho extra-classe.
11. DIVULGAÇÃO/SOCIALIZAÇÃO DOPROJETO REALIZADO:
* Blog da turma;
* E-mail.
12. CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Acreditamos que a iniciação nos jogos desportivos coletivos deva ser entendida como um processo, que inicia-se logo que as crianças tem suas primeiras vivencias com os jogos até o final dos quatorze anos, período este que torna -se necessário a especialização em uma modalidade quando as vistas é a formação do aluno.
Esse processo chamado de etapa de iniciação esportiva deve constituir-se de fases e sua constituição acontece com as experiências dos praticantes, aliada a um projeto pedagógico onde os conteúdos do ensino das habilidades e o desenvolvimento das capacidades motoras, ocorram de forma diversificada, motivadora oportunizando a participação e a aprendizagem do maior número possível de praticantes principalmente nas agencias formais de ensino, com base no método de jogo, dentro da especificidade de cada modalidade praticada pelas crianças e adolescentes, possibilitando um ótimo desenvolvimento da aprendizagem motora, dando bases para as futuras especializações nas modalidades escolhidas pelos próprios praticantes. Especialização esta que acontecerá após quatorze anos de idade.
13. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.
* Revista Nova Escola.
Junho/julho-2009 – pg 50 – Recursos Didáticos.
* Sistematização Curricular da Rede Municipal, Xanxerê –SC, 2009, p.55.
· Internet:
· Proposta Curricular de Santa Catarina:
· Sites Debora Kayser
· Vídeos de jogos.
Planejar como tudo na vida de um educador exige comprometimento, persistência e a capacidade de saber exatamente para onde vamos e aonde queremos chegar.
Planejar não é apenas uma ação, é uma atitude. Um comportamento que adquirimos e aprendemos com a repetição, o exercício e a disciplina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário