Roteiro proposta de trabalho
1-Nome cursistas:
Maristela Suppi Rodrigues dos Santos
Miriam Dornelles
Eluízia Araújo;;.
Nome escola: EBM Waldemar Pfeiffer
Série/ Ano: 4º ano
Nº alunos: 21
Professores envolvidos: 03
2-Problemática, definição do tema:
Alimentação x qualidade de vida
A mudança de hábitos alimentares garante a qualidade de vida?
3- Justificativa
Observando os lanches trazidos pelos alunos do 4ºano, em um passeio, percebemos que este era composto por: salgadinhos, bolachinhas, refrigerantes, chocolates, waffes, balas, fomos instigadas então a aprofundar os conhecimentos científicos acerca de uma alimentação de qualidade conscientizando-os que a alimentação está diretamente ligada a qualidade de vida.
4- Objetivos
Ampliar o conhecimentos sobre o assunto alimentação, utilizando as tecnologias;
Produzir um prato artístico que demonstre a alimentação diária de cada um para posterior análise;
Comparar o valor do salário e o da cesta básica para ver se condiz com as necessidades de uma família;
Convidar a nutricionista para palestra com os alunos, analisando a alimentação do 4º ano, bem como para dar orientações sobre uma boa alimentação;
Conhecer a pirâmide alimentar, e a sua importância em nossas vidas;
Utilizar obras de arte para conscientização de que nós somos o que comemos;
Aprender sobre planejamento familiar, saber gastar o dinheiro que se ganha;
Pesar as sobras dos alimentos do lanche;
Usar som, imagem e produções para desenvolver os sentidos dos alunos sobre o que está a sua volta;
5- Conteúdos/ disciplinas envolvidas
Ciências:
- Origem dos alimentos: vegetal, animal e mineral;
- Pirâmide alimentar:
- Alimentos e seus nutrientes;
- Desperdício dos alimentos;
- Doenças ligadas à alimentação/ sistema digestório, higiene dos alimentos.
Matemática:
- Sistemas monetário;
- Salário mínimo;
- Cesta básica;
- Planejamento familiar;
- Consumismo;
- Preço dos alimentos;
- Medidas e capacidades;
- Embalagens;
- Propagandas / marcas;
- Problemas;
- Desperdicíos;
Artes:
- Obra de artes de Guiseppe Arcimboldo
Língua Portuguesa:
- Gêneros literários,
- Quadrinhos,
- Poesia,
- Texto informativo
História:
- História dos alimentos
Geografia:
- Alimentos produzidos e consumidos em nossa região, cidade, ecola e casa.
Educação Física:
- Atividade Física e qualidade de vida
Ensino Religioso:
- Valorização do alimento;
- Qualidade de vida;
- A valorização do ser humano no trabalho x salário digno
6 – Metodologia / procedimentos / cronograma
1- Observação dos lanches trazidos pelas crianças no passeio ( maio);
2- Confecção e apresentação de um prato artístico, contendo uma alimentação diária feita pelos alunos;
3- Video da Kika: De onde vem as coisas? Estudar a origem dos alimentos;
4- Leitura de textos informativos sobre alimentação:
- Origem dos alimentos; nutrientes ; desperdício dos alimentos;
5- Palestra com a nutricionista sobre a pirâmide alimentar e o preparo dos alimentos e análise dos pratos feito pelos alunos;
6- Visita ao laboratório de informática para visitar o site Zuzubalândia;
7- Jogar o jogo da Pirâmide alimentar;
8- Ler a história sobre a alimentação na lousa digital;
9- Leitura da Poesia Marcas que Marcaram;
10- Produção de poesias utilizando marcas usadas em casa;
11- Assistir e produzir propagandas;
12- Música da Eliana: Comer... comer;
13- Gravação das produções dos alunos para a rádio linguagem, poesias e textos informativos, paródias;
14- Filmagem de uma mãe, preparando uma receita;
15- Pesquisa comparativa: valor do salário da cesta básica, valor dos alimentos para suprir as necessidades básica do ser humano.
16- Palestra com o diretor sobre planejamento familiar;
17- Video – História das Coisas;
18- Apreciação da Obra de Guiseppe Arcimboldo” Nós somos o que comemos”, na lousa digital.
19- Produção de uma obra de arte com alimentos; separá-los para culminância,
20- Apreciação das fotos da obra
21- Coleta e pesagem das sobras de alimentos do lanche;
22- Montagem de gráficos, mostrando os resultados;
23- Leitura de gibis da turma da Mônica, história da Magali;
24- Produção de histórias em quadrinhos utilizando a máquina de quadrinhos no site da turma da Mônica, explorando a personagem Magali;
25- Visita ao laboratório de informática para visitar o blog da escola e observar fatos e trabalhos postados sobre o assunto Alimentação.
26- Assistir vídeo sobre o sistema digestório, conhecendo o caminho dos alimentos em nosso corpo.
7- Cronograma:
MAIO | JUNHO | JULHO |
Confecção do prato artístico | Palestra com o diretor sobre planejamento familiar | Montagem das obras de Giuseppe Arcimboldo. Visita ao laboratório de informática |
Palestra com a nutricionista. Visitas ao laboratório de informática | Visita ao laboratório de informática: Apreciação da obra de Giuseppe Arcimboldo | Coleta dos restos de lanche, pesagem. Montagem dos gráficos Divulgação dos dados coletados. |
Gravação para Rádio Linguagem. | Postagem dos trabalhos no blog da escola |
8- Recursos a serem utilizados
- Videos;
- Máquina fotográfica;
- Gravador Digital;
- Lousa digital;
- Laboratório de informática;
- Textos informativos, poéticos, quadrinhos, músicas e histórias.
- Jogos
- Rádio linguagem;
- Leitura de imagens
- Livros;
- Revistas;
- Panfletos;
- Balança digital;
- Blog da escola;
- Dinheiro;
- Embalagens;
- Rádio;
-Data show;
-Lousa digital
10- Avaliação e resultados esperados:
Os alunos conseguiram perceber que podemos melhorar nossa qualidade de vida mudando de hábitos alimentares, mas que a qualidade de vida não depende só desse fator, ela depende de vários fatores, como:
· Salário digno para suprir as necessidades básicas de um ser humano.
· Praticar atividades físicas
· Fator tempo para o lazer.
· Falta de planejamento familiar que muitas vezes nos impede de ter qualidade de vida, bem como o desperdício de alimentos.
· Nossa relação com o meio ambiente: ar de qualidade, alimentos, água potável, desperdício de água, energia, alimentos.
11- Divulgação/Socialização do projeto
Blog da EBM Waldemar Pfeiffer e Rádio Linguagem.
12- Referências Bibliográficas
Vídeos: kika de onde vem as coisas?
A história das coisas
SITES:
LIVROS :
Nenhum comentário:
Postar um comentário