IDENTIFICAÇÃO:
NOME DAS CURSISTAS:Rosangela Freis Schwingel e Jacqueline Milena de Borba
NOME DA ESCOLA: EEB Teixeira de Freitas
LOCAL: Alto Bela Vista – Santa Catarina
SÉRIE: 5ª à 8ª séries e Ensino Médio
NÚMERO DE ALUNOS: 200
PROFESSORES ENVOLVIDOS: Andréia e Rosangela
PROBLEMÁTICA: Resgate do Kerb
JUSTIFICATIVA
A educação do cidadão e da cidadã deve levar em conta a dimensão comunitária das pessoas, seu projeto pessoal e também sua capacidade de universalização, que deve ser exercida dialogicamente, pois, dessa maneira, poderão ajudar na construção do melhor mundo possível, demonstrando saber que são responsáveis pela realidade social. De forma específica, lidar com a dimensão comunitária e o diálogo com a realidade cotidiana e as normas sócio-morais vigentes nos remete ao trabalho com a diversidade humana e abordar e desenvolver ações que enfrentam as exclusões, os preconceitos e as discriminações advindos das distintas formas de deficiência e pelas diferenças sociais, econômicas, psíquicas, físicas, culturais, religiosas, raciais, ideológicas e de gênero.
Nesse sentido, o trabalho se propôs a resgatar a cultura no que se refere as comemorações do Kerb e seu significado.
OBJETIVO GERAL:
Conscientizar os educandos e a comunidade em geral da importância da cultura e cidadania para nossas vidas, bem como Município, Estado e País, transformando-os em cidadãos mais preparados para a convivência na sociedade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Proporcionar ao aluno a ampliação do seu conhecimento.
- Demonstrar a importância da cultura para a sociedade num todo.
- Sensibilizar o educando quanto ao papel de cada um na sociedade, indiferentemente de sua etnia, religião e classe social.
- Resgatar a cultura regional.
- Criar condições para uma relação harmoniosa
- Promover a reflexão sobre as práticas sociais e ambientais.
- Resgatar a cultura alemã.
REFERENCIAL TEÓRICO:
EDUCAÇÃO:
Há, hoje, um certo consenso de que a educação (não necessariamente a escola) tem três funções básicas:
. Formar o individuo
. Formar o cidadão
. Formar o profissional
Quando se fala em formação integral, em muitos tratados pedagógicos de inspiração religiosa, especialmente católica, tem-se em mente a tarefa formativa da educação nesses três aspectos. Quando se diz que a escola deve se incumbir da formação integral da criança, está se atribuindo à escola a totalidade da tarefa da educação, nos três aspectos mencionados.
No que diz respeito à escola, acredita-se que ela tenha se concentrado, historicamente na tarefa de formação do individuo, entendida esta como a tarefa de ajudar o individuo a alcançar a realização pessoal, ou seja: ser capaz de definir objetivos e metas e os meios de alcançá-los, compreender a si próprio e a mundo que o cerca, apreciar e, eventualmente produzir objetos de arte e outros bens culturais, ter condições de manter a mente e o corpo sãos, ser capaz de usufruir do lazer, etc.
Especialmente depois da Revolução Industrial, e, aqui no Brasil, mais claramente depois da Lei 5692/71, surgiu a escola supostamente moderna, que tem se desincumbido, também, da tarefa de formação do profissional ou, pelo menos, de preparação do individuo para o mundo do trabalho. Inicialmente essa função foi entendida de forma muito estreita, como se tratasse de capacitar o individuo para o exercício de uma profissão especifica. Em contextos em que essa função de preparação do individuo para o mundo do trabalho foi concebida de forma mais abrangente e flexível, tratou-se de levar o individuo a compreender a função do trabalho como forma de realização pessoal, sustento pessoal e familiar e de contribuição para a sociedade, de eliminar de vez a visão negativa do trabalho como castigo, de oferecer uma visão clara das várias alternativas de trabalho na sociedade contemporânea, e de preparar o indivíduo, de forma ampla e flexível, para o exercício profissional em uma determinada área ou setor, não numa profissão específica.
É na área de formação do cidadão, ou da preparação do indivíduo para o convívio social, que a escola tem falhado, embora o pecado maior, talvez tenha sido mais a omissão do que de comissão. Nessa área temos que lidar claramente com valores morais, políticos e econômicos, especialmente, e a escola tem relutado em “sujar as mãos” com questões valorativas, preferindo sempre ficar no terreno mais asséptico dos fatos, de preferência de fatos investigáveis em laboratórios.
Educação é direito de todos e dever do estado e da família. Deve der promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualidade para o trabalho.
CULTURA:
A cultura brasileira reflete os vários povos que constituem a demografia desse país sul-americano: indígenas, europeus, africanos, asiáticos, árabes, etc. Como resultado da intensa miscigenação e convivência dos povos que participaram da formação do Brasil surgiu uma realidade cultural peculiar, que inclui aspectos das várias culturas.
Cultura pode ser definida como o conjunto formado por linguagem, crenças, hábitos, pensamentos e arte de um povo. Outra definição de cultura se refere mais estritamente às artes de caráter mais erudito: literatura, pintura, escultura, arquitetura e artes decorativas.
Em suma, cultura é tudo aquilo que não é natureza, ou seja, tudo o que é produzido pelo ser humano. Uma das características da nossa sociedade é a grande diversificação interna. A diferenciação básica decorre do fato de que a população se posiciona de modo diferente no processo de produção. Há diferenças de renda, de estilos de vida, de acesso às instituições públicas tais como escola, hospital, centros de lazer. Da mesma forma, a diversificação acompanha a variedade de paisagens regionais do país.
CIDADANIA:
Cidadania é a conquista da qualidade de vida, preservando a dignidade humana, a natureza e o meio ambiente. Ela tem como objetivo formar cidadãos, capazes de partilhar a sociedade, suprindo suas necessidades vitais, culturais e políticas, assim construindo uma nova ordem social.
Ser cidadão é perceber que fazemos parte do mundo. Nossas escolhas e posturas diante da vida afetam não apenas a nós mesmos, mas também a vida de outras pessoas, da comunidade. Assim como a atitude de outras pessoas também nos afetam. Ao invés de só reclamarmos poder agir e transformar as coisas. É verdade que sozinhos não podemos mudar tudo, mesmo por que cada um de nós tem um ponto de vista diferente do que e de como mudarmos as coisas. Ter como princípio a valorização do humano, do ser e não apenas do ter material, já é um bom começo.
A educação para a cidadania pretende fazer de cada pessoa um agente de transformação. Isso exige uma reflexão que possibilite compreender as raízes históricas da situação de miséria e exclusão em que vive boa parte da população. A formação política, que tem no universo um espaço privilegiado, deve propor caminhos para mudar as situações de opressão.
KERB:
Ao falarmos em Kerb nos recordamos imediatamente às festividades germânicas do sul do Brasil. É bastante comum no interior de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e do Paraná ouvirmos a expressão "Baile de Kerb", mas muita gente não sabe o porque da festividade. Para entendermos um pouco sobre este festejo, vamos observar o que significa a palavra Kerb.
Esta "Quermesse Alemã" tem suas características próprias. É comemorado na data da inauguração solene do templo, tendo nas comunidades católicas papel importante o bispo. Em algumas localidades esta festa já era feita anualmente desde o século IX. O Kerb era uma comemoração familiar e da aldeia. Estas se preparavam com semanas de antecedência, limpando suas casas e fazendo bolos. Na data, todos iam para a Kirmes utilizando trajes festivos.
No Brasil, esta confraternização veio com os imigrantes alemães. Esta designação de Kerb, em comparação com os demais sinônimos, deve ter se firmado devido a grande quantidade de imigrantes do Hunsrück , que vieram do atual estado da Renânia Palatinado. Nos antigos costumes dos imigrantes e descendentes, o Kerb era realizada realmente com base na data da inauguração da igreja local. Esta comemoração iniciava no domingo e encerrava na terça-feira, durando 3 dias. As famílias enfeitavam as casas e utilizavam roupas festivas. Nestes dias ocorriam bailes locais e visitas às casas. Com muita hospitalidade, a comunidade e familiares eram recebidos nos lares com fartura de alimentos e bebidas.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Artes e Alemão
METODOLOGIA
- Realizar pesquisas de campo e internet visando o resgate da cultura alemã.
- Analisar a contribuição e resquícios da cultura
- Fazer um resgate da gastronomia alemã.
- Campanha do agasalho.
- Coleta de lixo eletrônico.
- Realizar uma gincana onde as tarefas se relacionam com os costumes, atividades e língua alemã.
CRONOGRAMA:
Março/2011 – Elaboração do projeto.
01 a 13/04 – Pesquisa sobre a cultura alemã, nas disciplinas de Artes e Alemão, inicialmente na comunidade e em seguida na internet.
- Montagem das equipes para a gincana.
14 a 27/04 – Divulgação e realização de tarefas que
Implicavam numa organização antecipada e extraclasse.
28/04 – Realização do Kerb na Escola.
01/05 – Desfile de integração Escola X Comunidade.
06/05 – Coleta de Lixo Eletrônico no Município.
03 a 07/05 – Avaliação e elaboração do relatório final.
RECURSOS
Humanos: alunos, professores, direção, funcionários da E.E.B. Teixeira de Freitas e comunidade em geral.
Materiais: papel, lápis, caneta, cartolina, canetão.
Físicos: sala de aula, sala de informãtica e ginásio.
Financeiros: R$ 100,00 (confecção de faixas para Fritz e Frida e fotos).
REGISTRO DO PROCESSO
Nas aulas de Alemão e Artes, realizou-se uma pesquisa sobre a cultura alemã, no qual os alunos conversaram com pessoas da comunidade sobre as comemorações do Kerb como: o motivo da data ser comemorada em abril, como era comemorado no passado, bailes, comidas, culto e a festa em família. As informações trazidas pelos alunos foram socializadas em sala de aula.
Em seguida os alunos pesquisaram, na internet, como é comemorado o Kerb em outras cidades do Brasil e o por que são comemorados. Após pesquisa realizada as informações foram socializadas e comparadas em sala de aula.
Após essa pesquisa deu-se início a gincana, a qual foi realizada por turma, e por nível de ensino, Ensino Fundamental e Médio.
ENSINO FUNDAMENTAL
14-04-11 | Divulgação das tarefas (início da aula) |
14-04-11 | Cada equipe deve eleger um líder |
18-04-11 | Cada equipe deve convidar um professor para auxiliar a equipe ( não podem ser as Profª organizadoras) |
18-04-11 | Dar um nome, em alemão, para a equipe. |
18-04-11 | Cada equipe deve escolher uma música tema da turma e montar uma coreografia para apresentar no dia 28-04(para este dia todas as equipes devem providenciar um rádio) |
25-04-11 | Fazer o desenho do Fritz e da Frida(extraclasse) |
25-04-11 | Quanto à ornamentação, cada equipe será responsável pela ornamentação da porta de sua sala.(não pode ser um enfeite grande deve ser algo pequeno, que não atrapalhe a entrada nas salas de aula)- (a mesma deve ser organizada extraclasse) |
26-04-11 | Cada equipe deve providenciar um par de pernas de pau(extraclasse) |
19-04-11 à 26-04-11 | Campanha do agasalho – trazer roupas que não servem mais, em condições de uso, caso estejam rasgadas ou com costuras abertas a equipe deve providenciar o concerto. Estas roupas devem ser entregues para as responsáveis do clube de mães, que estarão na escola na data marcada para recebê-las. (cada 5 peças de roupa valem 01 ponto) |
25-04-11 | Cada equipe deverá escolher no mínimo um casal para desfilar para Fritz e Frida Estudantil – o desfile será individual, sendo que irá contar pontos a equipe que eleger o Fritz e a equipe que eleger a Frida. Cada candidato deverá criar o seu próprio estilo para o desfile.(pode ser mais de 1 casal candidato por equipe) |
28-04-11 | Trazer um carrinho de quatro rodas (o mesmo deverá ser confeccionado extraclasse) |
28-04-11 | Trazer um carrinho de mão enfeitado ( o mesmo deverá ser arrumado extraclasse) |
28-04-11 | Cada aluno deve trazer um prato típico de Kerb, pois o mesmo será o lanche no dia. |
28-04-11 | Cada equipe deve escolher no mínimo 01 aluno para tocar uma música típica de Kerb (o ensaio deve ser realizado extraclasse). |
28-04-11 | Tarefas surpresa para Gincana |
01-05-11 | Cada equipe deve ter no mínimo 5 participantes para participar do desfile de rua (representando a escola) |
09-05-11 | Coleta de Lixo Eletrônico no Município, em parceria com a Prefeitura Municipal. (Cada equipe deve trazer lixo eletrônico para a escola, sendo que o mesmo pode ser recolhido na comunidade. Pontuação Televisão e monitor de microcomputador – 100 pontos, pilhas e baterias – 10 pontos, demais objetos – 50 pontos). |
ENSINO MÉDIO
14-04-11 | Divulgação das tarefas (início da aula) |
14-04-11 | Cada equipe deve eleger um líder |
18-04-11 | Cada equipe deve convidar um professor para auxiliar a equipe ( não podem ser as Profª organizadoras) |
18-04-11 | Dar um nome, em alemão, para a equipe. |
18-04-11 | Cada equipe deve escolher uma música tema da turma e montar uma coreografia para apresentar no dia 28-04(para este dia todas as equipes devem providenciar um rádio) |
25-04-11 | Fazer o desenho do Fritz e da Frida(extraclasse) |
25-04-11 | Quanto à ornamentação, as equipes serão responsáveis pela ornamentação da frente da escola, do Ginásio e dos corredores. (a mesma deve ser organizada extraclasse) |
26-04-11 | Cada equipe deve providenciar um par de pernas de pau(extraclasse) |
19-04-11 à 26-04-11 | Campanha do agasalho – trazer roupas que não servem mais, em condições de uso, caso estejam rasgadas ou com costuras abertas a equipe deve providenciar o concerto. Estas roupas devem ser entregues para as responsáveis do clube de mães, que estarão na escola na data marcada para recebê-las. (cada 5 peças de roupa valem 01 ponto) |
25-04-11 | Cada equipe deverá escolher no mínimo um casal para desfilar para Fritz e Frida Estudantil – o desfile será individual, sendo que irá contar pontos a equipe que eleger o Fritz e a equipe que eleger a Frida. Cada candidato deverá criar o seu próprio estilo para o desfile. (pode ser mais de 1 casal candidato por equipe) |
28-04-11 | Trazer um carrinho de quatro rodas(o mesmo deverá ser confeccionado extraclasse) |
28-04-11 | Trazer um carrinho de mão enfeitado ( o mesmo deverá ser arrumado extraclasse) |
28-04-11 | Cada aluno deve trazer um prato típico de Kerb, pois o mesmo será o lanche no dia. |
28-04-11 | Cada equipe deve escolher no mínimo 01 aluno para tocar uma música típica de Kerb, o ensaio deve ser realizado extra-classe. |
28-04-11 | Tarefas surpresa para Gincana |
01-05-11 | Cada equipe deve ter no mínimo 5 participantes para participar do desfile de rua representando a escola. |
06-05-11 | Coleta de Lixo Eletrônico no Município, em parceria com a Prefeitura Municipal. (Cada equipe deve trazer lixo eletrônico para a escola, sendo o mesmo pode ser recolhido na comunidade. Pontuação Televisão e monitor de microcomputador – 100 pontos, pilhas e baterias – 10 pontos, demais objetos – 50 pontos). |
Tarefas para Gincana – Ensino Fundamental- dia 28-04-2011
1º Desfile para a escolha do Fritz e da Frida 2011.
2º Apresentação do Grupo de Danças
3º Divulgação do resultado do desfile
4º Apresentar a música tema da turma, com a coreografia.
5º Apresentação da música instrumental típica de Kerb.
6º Intervalo para o lanche
8º Gincana
9º Danças de integração com a presença da Banda Municipal Musik mit Freude
Tarefas para Gincana – Ensino Médio - dia 28-04-2011
1º Desfile para a escolha do Fritz e da Frida 2011.
2º Apresentação dos grupos de danças
3º Divulgação do resultado do desfile
4º Apresentar a música tema da turma, com a coreografia.
5º Apresentação da música instrumental típica de Kerb
6º Intervalo para o lanche
7º Gincana
8º Danças de integração com a presença da Banda Municipal Musik mit Freude
Atividades desenvolvidas na Gincana dia 28-04-11
- Concurso do suco em metro.
- Corrida da perna de pau
- Corrida do carinho de mão
- Corrida do chinelo de pau
- Coreografia tema da turma
- Música instrumentalizada
O grupo de danças folclóricas foi convidado para se apresentar, sendo que 100% dos integrantes são alunos da Escola e que a dança típica alemã faz parte da cultura.
Para o encerramento da Gincana houve a participação da Banda Municipal que apresentou músicas típicas da cultura alemã, fazendo a culminância do trabalho realizado no dia, trazendo muita alegria e diversão a todos os presentes (destacamos que 50% dos componentes são alunos de nossa Unidade Escolar) .
DESFILE DE RUA DIA 1º DE MAIO DE 2011
O ponto culminante do Projeto ocorreu juntamente com o Desfile de Rua, organizado pela Gerencia de Cultura do Município. A data é comemorada a 84 anos, em virtude do Aniversário da Igreja Evangélica do nosso Município, o que chamamos de Kerb. Esta data é comemorada sempre no último final de semana do mês de abril. Como existe o Feriado Municipal na segunda-feira, após o domingo de Kerb, desfilamos no domingo para reposição de aula deste dia.
CONCLUSÃO:
Visando resgatar a cultura alemã do município de Alto Bela Vista. Diversas tarefas, culturais, esportivas sociais e ambientais, foram desenvolvidas, dentre elas destacamos a questão social: foi realizada a campanha do agasalho, sensibilizando os educandos da importância da solidariedade, onde foram arrecadadas mais de 3.000 peças de roupa, que foram entregues a Assistência Social, que destinará as mesmas às famílias carentes.
Outra tarefa em destaque é quanto à questão ambiental, foi realizada uma campanha para arrecadar lixo eletrônico no município, sendo que uma grande quantidade foi recolhida, e que em parceria com a Prefeitura Municipal de Alto Bela Vista terá seu destino correto.
Quanto à gincana, os alunos tiveram uma participação efetiva quanto os quesitos de participação, alegria, solidariedade, organização e sensibilidade, provando-nos mais uma vez que existe muito aprendizado além das quatro paredes (sala de aula) e que o resgate da cultura alemã está enraizado em cada educando.
Destacamos também a participação da comunidade em geral em nossa Gincana, pois em média 70% dos munícipes participaram da mesma direta e indiretamente, mostrando-nos da importância de escola/família/sociedade andarem de mãos dadas em prol da educação.
Quanto ao Desfile de Rua, organizado pela Gerência de Cultura do Município, também destacamos uma efetiva participação de nossos alunos nos diversos blocos do desfile, sendo eles 50% dos componentes da Banda Municipal, 40% dos componentes do Grupo de Danças, 90% dos componentes da Banda “Musical Bons Tempos”, são alunos de nossa Unidade Escolar, e além da participação nestes blocos houve o bloco da escola, sendo que no total tivemos a participação de 53% dos alunos de nossa Unidade Escolar no Desfile. Destacamos que nosso município é pequeno e que se não trabalharmos em conjunto (escola/família/sociedade) não estaremos cumprindo com a função social da escola.
Após a realização do projeto constatou-se que a equipe vencedora do Ensino Fundamental foi a 6ª série matutina e do Ensino Médio a 1ª série noturno. A premiação para as equipes vencedoras será um passeio para as Termas de Piratuba, num sábado. No entanto, a finalidade principal não visava vencedores, mas sim resgatar a cultura alemã.
Como forma de publicação deste projeto, encontram-se fotos e texto no Blog da Escola e no Site da Prefeitura Municipal: www.eebteixeiradefreitas08.blogspot.com e www.altobelavista.sc.gov.br .
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário