sexta-feira, 3 de junho de 2011

Atividade e aplicação comentada

                                                   Planejamento e aplicação da atividade


Este trabalho foi realizado com crianças de 3 anos de idade no  Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI

Tema: Trabalhando com sons
1)Introdução: Conversando com as crianças sobre os diversos sons que produzimos e ouvimos no dia a dia.
           
2)Processo:
-         Fazer um passeio pelo CMEI, durante o passeio as crianças irão tentar identificar quais os sons que escutam e em quais espaços são produzidos;
-         Aprender a ouvir e saber diferenciar a diversidade de sons que são produzidos em toda parte;
-         Produzir sons com diferentes partes do corpo: mãos com palmas, língua, batida do pé,assovio e outros;
-         Perceber os barulhos que são produzidos na rua e na natureza;
-         Produzir sons parecidos com aqueles que ouviram da  natureza e da rua;
-         Construir uma bandinha na sala para cantar e ritmar junto com o som produzido pelos instrumentos;
-         Contar a história : Tum Tum Tum : Um barulho do corpo de Liliana Iacocca que retrata sobre os sons que o corpo pode produzir;
-         Recontar a história com a participação das crianças que imaginam os sons da história e reproduzem com seus corpos; 
-         Levar a crianças a frente de um computador e mostrar a mesma história escaneada para ver as reações e identificação dos personagens;
-         Questionar as crianças sobre os personagens e o que estão fazendo, os barulhos.

3)Fontes de Informação:
-         Livro de Educação Infantil;
-         Site: www.educarede.org.br
-         Site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br
-         Site: www.maracatubrasil.com.br

4)Avaliação:
           
A avaliação será através da observação e participação das crianças,perceber se conseguem identificar diferenças entre os sons, a distância que são produzidos e o envolvimento na construção e manuseio dos instrumentos musicais.
     

APLICAÇÃO DA ATIVIDADE

Pela observação e registros no decorrer da aula, a educadora foi muito feliz na condução do processo de ensino e aprendizagem. Iniciou o trabalho cativando as crianças com uma bandinha rítmica, confeccionada  com material de sucatas, intercalando com músicas infantis de sugestão das crianças,bem como, diversos sons produzidos pelo corpo versos silêncio.Apesar das crianças se encontrarem na tenra idade, o seu interesse e participação foi impressionante.
Dando seqüência nas atividades didático pedagógicas, foi explorado o livro Tum, Tum,Tum de Liliana Iacocca de forma a dar abertura a participação dos alunos,levando-os  a descobrir os sons  que o corpo produz ,concomitantemente, instigou a participação de forma verbal,fazendo-os adentrar na história.No momento que foram observar a narrativa da história na tela do computador,percebeu-se a indignação de algumas crianças: - Como o livro foi parar ali? A imensa euforia / alegria de outros, pela forma como o livro foi explorado na tela.Quando a professora foi recontar a história com os mesmo livros era necessário somente que mencionasse o termo para que os discentes reproduzissem os ruídos e curiosidades.
Finalmente, ao explorar o ambiente interno e externo do CMEI notou-se o quanto a turma recebeu bem a proposta da atividade didático-pedagógica,pois os educados permaneceram envolvidos e animados até o  final da proposta de trabalho.As atividades proporcionadas foram alegres, criativas, interessantes e abertas a participação das crianças, fazendo-as autoras do próprio conhecimento: construção/internalização/reconstrução.


Grupo: Vera Lucia e Márcia Salete



Nenhum comentário:

Postar um comentário