Identificação:
Nome dos cursistas:Jacinta Ines Boll Trentini
Inelve Razera
Nome da escola: Centro Educacional Professor José Arlindo Winter/ Peritiba S.C.
Série: 1º ano/14 alunos
Nome dos cursistas:Jacinta Ines Boll Trentini
Inelve Razera
Nome da escola: Centro Educacional Professor José Arlindo Winter/ Peritiba S.C.
Série: 1º ano/14 alunos
Temática: Minha casa meu lar
Problemática: como trabalhar conteúdos utilizando-se mais de recursos tecnológicos
Justificativa:
Cada ser vivo ao nascer tem inúmeras necessidades básicas entre elas está a necessidade de ter um lugar para morar ;é lá que se tem a privacidade e onde a parte mais significativa da sua vida pessoal se desenrola, apesar de muitos passarem grande parte do dia na escola ou no emprego.
A escola como espaço privilegiado para a aprendizagem e o desenvolvimento integral e intenção de despertar nos alunos a importância e necessidade de ter casa para morar, podendo esta ser uma casa simples, um casarão, um palácio...Diante a considerada importância da atividade ser realizada com prazer nos propomos a desenvolver esse projeto para que as crianças construam aprendizagem significativa de maneira prazerosa.
Cada ser vivo ao nascer tem inúmeras necessidades básicas entre elas está a necessidade de ter um lugar para morar ;é lá que se tem a privacidade e onde a parte mais significativa da sua vida pessoal se desenrola, apesar de muitos passarem grande parte do dia na escola ou no emprego.
A escola como espaço privilegiado para a aprendizagem e o desenvolvimento integral e intenção de despertar nos alunos a importância e necessidade de ter casa para morar, podendo esta ser uma casa simples, um casarão, um palácio...Diante a considerada importância da atividade ser realizada com prazer nos propomos a desenvolver esse projeto para que as crianças construam aprendizagem significativa de maneira prazerosa.
Objetivo geral:
proporcionar aos alunos possibilidades e oportunidades de aprender com prazer usando as tecnologias.
proporcionar aos alunos possibilidades e oportunidades de aprender com prazer usando as tecnologias.
Objetivos específicos:
Incentivar a criatividade e a imaginação;
Despertar a oralidade e o gosto pela leitura;
Identificar rimas versos e estrofes dos poemas;
Dramatizar histórias socializar e Interagir com os colegas;
Identificar diferentes moradias;
Conhecer e ordenar números;
Realizar cálculos de adição e subtração.
Escrever e reestruturar frases e textos;
Incentivar a criatividade e a imaginação;
Despertar a oralidade e o gosto pela leitura;
Identificar rimas versos e estrofes dos poemas;
Dramatizar histórias socializar e Interagir com os colegas;
Identificar diferentes moradias;
Conhecer e ordenar números;
Realizar cálculos de adição e subtração.
Escrever e reestruturar frases e textos;
Metodologia:
1-leitura e produção de diversos gêneros textuais: poemas, narrativas, cantigas, historias em quadrinhos, informativos...
2-Interpretação escrita e oral de textos de forma individual e coletiva
3-Manuseio de diversos tipos de textos, livros, fichas de leitura.
4-Produção de texto através de gravuras e reescrita da narrativa a casa sonolenta de Audrey Wood
2-Interpretação escrita e oral de textos de forma individual e coletiva
3-Manuseio de diversos tipos de textos, livros, fichas de leitura.
4-Produção de texto através de gravuras e reescrita da narrativa a casa sonolenta de Audrey Wood
5-Contação da historia do Ziraldo cada um mora onde pode.
6-Assistir no data show a casa de Vinicius de Moraes, dramatizar e recitar a poesia
6.1- Desenhar uma casa engraçada
6.1- Desenhar uma casa engraçada
8- Fazer a dobradura de uma casa e descrever sua casa.
8.1- Mobiliar uma casa diferenciando necessário de supérfluo
7- Assistir no data show a casa e seu dono de Elias José
7.1- Dar um final diferente ao poema usando nomes de pessoas
7.2- Confeccionar casas diferentes
8.2Elaboração de gráfico pictórico;
Moro em casa alugada;
Tenho casa própria;
7.1- Dar um final diferente ao poema usando nomes de pessoas
7.2- Confeccionar casas diferentes
8.2Elaboração de gráfico pictórico;
Moro em casa alugada;
Tenho casa própria;
9- Desenho da planta baixa do quarto da criança
10-Pesquisar o número da casa e descobrir por que do número
10.1- Estudar os numerais, ordenar e decompor
10.2- Realizar cálculos de adição e subtração
10-Pesquisar o número da casa e descobrir por que do número
10.1- Estudar os numerais, ordenar e decompor
10.2- Realizar cálculos de adição e subtração
11- Listar cuidados higiênicos com a casa para o bem estar;
12- Confecção do painel com diferentes casas;
14- Montar quebra-cabeça de cômodos da casa;
15-produzir um texto enigmático;
16-navegar no hagáquê e escrever frases sobre as figuras;
17-pesquisar na internet significados de palavras;
12- Confecção do painel com diferentes casas;
14- Montar quebra-cabeça de cômodos da casa;
15-produzir um texto enigmático;
16-navegar no hagáquê e escrever frases sobre as figuras;
17-pesquisar na internet significados de palavras;
REFERENCIAL TEÓRICO
Desde os tempos que as pessoas habitavam as cavernas, elas se comunicavam umas com as outras. Faziam isso com fumaça ou com o rufar dos tambores.
A invenção da escrita favoreceu bastante as comunicações entre as pessoas. À medida que as sociedades foram se transformando, a comunicação foi se aperfeiçoando,
No tempo de Cristo, o meio de comunicação mais usado era o correio; levava as notícias a cavalo.
Desde os tempos que as pessoas habitavam as cavernas, elas se comunicavam umas com as outras. Faziam isso com fumaça ou com o rufar dos tambores.
A invenção da escrita favoreceu bastante as comunicações entre as pessoas. À medida que as sociedades foram se transformando, a comunicação foi se aperfeiçoando,
No tempo de Cristo, o meio de comunicação mais usado era o correio; levava as notícias a cavalo.
O pombo correio também era muito utilizado nas transmissões de mensagens.
A primeira grande invenção que facilitou as comunicações foi a criação da prensa de tipos móveis, por John Gutemberg, por volta de 1450. Essa invenção difundiu o livro e o jornal, meio mais eficazes do veículo de informações.
A partir de 1837, os acontecimentos passaram a ser registrados em fotografias, quando Louis Daguerre inventou a máquina fotográfica. Antes, somente os artistas pintavam os retratos das pessoas.
Os meios de comunicação progrediram mesmo foi em 1876, quando Graham Bell inventou o telefone. Três anos depois,Thomas Edison inventou a lâmpada elétrica, o que ajudava as pessoas a estudarem de noite.O cinema também nasceu nessa época, em 1895 quando Os irmãos Lumiere projetaram o primeiro filme em publico
A primeira grande invenção que facilitou as comunicações foi a criação da prensa de tipos móveis, por John Gutemberg, por volta de 1450. Essa invenção difundiu o livro e o jornal, meio mais eficazes do veículo de informações.
A partir de 1837, os acontecimentos passaram a ser registrados em fotografias, quando Louis Daguerre inventou a máquina fotográfica. Antes, somente os artistas pintavam os retratos das pessoas.
Os meios de comunicação progrediram mesmo foi em 1876, quando Graham Bell inventou o telefone. Três anos depois,Thomas Edison inventou a lâmpada elétrica, o que ajudava as pessoas a estudarem de noite.O cinema também nasceu nessa época, em 1895 quando Os irmãos Lumiere projetaram o primeiro filme em publico
Hoje, são cada vez mais importantes e necessários a informática e os modernos computadores, que permitem o acesso a qualquer lugar do mundo.
Cabe ao professor criar as condições possíveis para que as crianças possam ter uma concepção clara de linguagem, coerente com o processo de alfabetização mais amplo.
O caminho a ser percorrido para a construção de uma alfabetização inovadora com o uso das tecnologias é vista como um processo de apropriação do conhecimento que exige reflexão, e comprometimento de ambos, despertando nos alunos o gosto e o prazer de aprender.
Destaca que com atividades lúdicas a criança adquire as estruturas e constrói o esquema da aprendizagem. Assim, a pratica que move a ação de alfabetizar com o lúdico e com o uso de recursos tecnológicos é provocadora de desafios, estimuladora da inteligência, geradora do interesse, que permite ao aluno construir de uma forma natural o seu próprio conhecimento interagindo com seus semelhantes.
Cabe ao professor criar as condições possíveis para que as crianças possam ter uma concepção clara de linguagem, coerente com o processo de alfabetização mais amplo.
O caminho a ser percorrido para a construção de uma alfabetização inovadora com o uso das tecnologias é vista como um processo de apropriação do conhecimento que exige reflexão, e comprometimento de ambos, despertando nos alunos o gosto e o prazer de aprender.
Destaca que com atividades lúdicas a criança adquire as estruturas e constrói o esquema da aprendizagem. Assim, a pratica que move a ação de alfabetizar com o lúdico e com o uso de recursos tecnológicos é provocadora de desafios, estimuladora da inteligência, geradora do interesse, que permite ao aluno construir de uma forma natural o seu próprio conhecimento interagindo com seus semelhantes.
Recursos:
Máquina fotográfica, aparelho de som,dvd,livro didático,livros de literatura,data show, quadro,retroprojetor,material alternativo diverso, internet, computador,cartolinas
Máquina fotográfica, aparelho de som,dvd,livro didático,livros de literatura,data show, quadro,retroprojetor,material alternativo diverso, internet, computador,cartolinas
Avaliação e resultados esperados:
Acreditamos que quando se trabalha com o lúdico e com uso das tecnologias os alunos participam, se envolvem e realizam as atividades com maior interesse.
A avaliação acompanha e sucede o trabalho pedagógico. Será contínua, diagnóstica e cumulativa onde prevalecerá os aspectos qualitativos sobre os quantitativos e servirá de análise para o trabalho do professor
Acreditamos que quando se trabalha com o lúdico e com uso das tecnologias os alunos participam, se envolvem e realizam as atividades com maior interesse.
A avaliação acompanha e sucede o trabalho pedagógico. Será contínua, diagnóstica e cumulativa onde prevalecerá os aspectos qualitativos sobre os quantitativos e servirá de análise para o trabalho do professor
Referencias bibliográficas:
MARIN,Marilú Favarin; QUEVEDO,Júlio; ORDOÑEZ,Marlene,História com reflexão.São Paulo:IBEP,2006
JOSÉ, Elias. A casa e seu dono.Disponível em : http://www.youtube.com/watch?v=c4XaEO3I-w0
Acesso em 07 de junho de 2011.
MORAIS,Vinicius de A casa. Disponível
em< http://www.youtube.com/watch?v=ipjly96rzxA>.
Acesso em 07 de junho de 2011.
PINTO,Ziraldo Alves.Cada um mora onde pode.São Paulo: Melhoramentos,1991
WOOD,Audrey;WOOD Don, A casa sonolenta.São Paulo: Ática,1989
MARIN,Marilú Favarin; QUEVEDO,Júlio; ORDOÑEZ,Marlene,História com reflexão.São Paulo:IBEP,2006
JOSÉ, Elias. A casa e seu dono.Disponível em : http://www.youtube.com/watch?v=c4XaEO3I-w0
Acesso em 07 de junho de 2011.
MORAIS,Vinicius de A casa. Disponível
em< http://www.youtube.com/watch?v=ipjly96rzxA>.
Acesso em 07 de junho de 2011.
PINTO,Ziraldo Alves.Cada um mora onde pode.São Paulo: Melhoramentos,1991
WOOD,Audrey;WOOD Don, A casa sonolenta.São Paulo: Ática,1989
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