terça-feira, 28 de junho de 2011

PROJETO COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO

PROJETO COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO

1. IDENTIFICAÇÃO
CURSISTAS: Vera Lucia Gonçalves Carvalho e Márcia Salete Klein
ESCOLA: CMEI Maria Fracasso - Concórdia – SC
SÉRIE: Grupo III - três anos – 22 alunos
PROFESSORES ENVOLVIDOS: Vera Lucia e Márcia
2. PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA
TEMA: Trabalhar com a variedade de sons produzidos no meio em que vivemos de onde vem e quem produz. Incluir a musicalização na vida da criança.
PROBLEMATIZAÇÃO: No dia-a-dia produzimos, ouvimos e nos deparamos com vários tipos de sons Exemplos: barulhos da natureza, do nosso corpo, músicas de diversas intensidades, da cidade em que vivemos etc. Quando acordamos todos os dias, observamos que tudo em nossa volta produz sons e informações são transmitidas através deles. Dessa forma, quanto maior a riqueza de estímulos que ela receber melhor será seu desenvolvimento intelectual. Nesse sentido, as experiências rítmico musicais que permitem uma participação ativa (vendo, ouvindo, tocando) favorecem o desenvolvimento dos sentidos das crianças. Ao trabalhar com os sons ela desenvolve sua acuidade auditiva; ao acompanhar gestos ou dançar ela está trabalhando a coordenação motora e a atenção; ao cantar ou imitar sons ela esta descobrindo suas capacidades e estabelecendo relações com o ambiente em que vive.
3. JUSTIFICATIVA
A fonte de conhecimento da criança são as situações que ela tem oportunidade de experimentar em seu dia a dia. Dessa forma, quanto maior a riqueza de estímulos que ela receber melhor será seu desenvolvimento intelectual.
Desenvolvimento psicomotor: as atividades sonoras e musicais oferecem inúmeras oportunidades para que a criança aprimore sua habilidade motora, aprenda a controlar seus músculos e mova-se com desenvoltura. O ritmo tem um papel importante na formação e equilíbrio do sistema nervoso. Isto porque toda expressão musical ativa age sobre a mente, favorecendo a descarga emocional, a reação motora e aliviando as tensões. Qualquer movimento adaptado a um ritmo é resultado de um conjunto completo (e complexo) de atividades coordenadas. Por isso atividades como cantar fazendo gestos, dançar, bater palmas, pés, são experiências importantes para a criança, pois elas permitem que se desenvolva o senso rítmico, a coordenação motora, fatores importantes também para o processo de aquisição da leitura e da escrita.
Desenvolvimento sócio-afetivo: a criança aos poucos vai formando sua identidade, percebendo-se diferente dos outros e ao mesmo tempo buscando integrar-se com os outros. Nesse processo a auto-estima e a auto-realização desempenham um papel muito importante. Através do desenvolvimento da auto-estima ela aprende a se aceitar como é, com suas capacidades e limitações. As atividades musicais coletivas favorecem o desenvolvimento da socialização, estimulando a compreensão, a participação e a cooperação. Dessa forma a criança vai desenvolvendo o conceito de grupo. Além disso, ao expressar-se musicalmente em atividades que lhe dêem prazer, ela demonstra seus sentimentos, libera suas emoções, desenvolvendo um sentimento de segurança e auto-realização.
É importante salientar a importância de se desenvolver a escuta sensível e ativa nas crianças. Mársico (1982) comenta que nos dias atuais as possibilidades de desenvolvimento auditivo se tornam cada vez mais reduzida, as principais causas são o predomínio dos estímulos visuais sobre os auditivos e o excesso de ruídos com que estamos habituados a conviver. Por isso, é fundamental fazer uso de atividades de musicalização que explorem o universo sonoro, levando as crianças a ouvir com atenção, analisando, comparando os sons e buscando identificar as diferentes fontes sonoras. Isso irá desenvolver sua capacidade auditiva, exercitar a atenção, concentração e a capacidade de análise e seleção de sons.
As atividades de exploração sonora devem partir do ambiente familiar da criança, passando depois para ambientes diferentes. Por exemplo, o educador pode pedir para que as crianças fiquem em silêncio e observem os sons ao seu redor, depois elas podem descrever desenhar ou imitar o que ouviram. Também podem fazer um passeio pelo pátio da escola para descobrir novos sons, ou aproveitar um passeio fora da escola e descobrir sons característicos de cada lugar.
O educador também pode gravar sons e pedir para que as crianças identifiquem cada um, ou produzir sons sem que elas vejam os objetos utilizados e pedir para que elas os identifiquem, ou descubram de que material é feito o objeto (metal, plástico, vidro, madeira) ou como o som foi produzido (agitado, esfregado, rasgado, jogado no chão). Assim como são de grande importância as atividades onde se busca localizar a fonte sonora e estabelecer a distância em que o som foi produzido (perto ou longe). Para isso o professor pode pedir para que as crianças fiquem de olhos fechados e indiquem de onde veio o som produzido por ele, ou ainda, o professor pode caminhar entre os alunos utilizando um instrumento ou outro objeto sonoro e as crianças vão acompanhando o movimento do som com as mãos.

4. OBJETIVOS
01. Aprender a ouvir e saber diferenciar a diversidade de sons que são produzidos em toda parte;
02. Produzir sons com diferentes partes do corpo: mãos com palmas, língua, batida do pé, assovio e outros;
03. Perceber os barulhos que são produzidos na rua e na natureza (chuva,vento,vozes de animais, etc ) , ouvir analisar reproduzir,utilizar e reelaborar esses sons
04. Ouvir sons variados;
05.Oferecer através de histórias,filmes ,músicas,situações quem que haja a possibilidade de ouvir sons naturais,levantando questionamentos sobre sua utilização e expressividade..
06. Pesquisar lugares silenciosos mais ou menos silenciosos, barulhentos, questionando sobre onde,por que.
07. Pesquisar sons diferentes e semelhantes.
08. Ouvir as possibilidades sonoras da voz: murmurando,falando,gritando...

5. CONTEÚDOS

A percepção: auditiva, visual
O ritmo (movimento)
A desinibição
Comunicação oral,
O autocontrole das crianças,
Ouvir sons próximos e distantes
Autocontrole de moviemntos corporais
Elementos da natureza
Intensidade dos sons , forte, fraco
Duração curto e longo
Silêncio
6. DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Educação Infantil
7. METODOLOGIA/ PROCEDIMENTOS
01. Cantar músicas variadas; com diversos ritmos, e movimentos. Aprender e brincar com a música através dos sons e ritmos variados.
02. Construir uma bandinha com a turma, com latas e garrafa pet, cantar utilizando sons.
03. Fazer passeios  pelo cmei e na rua,durante o passeio as crianças irão identificar quais os sons que ouvem e de onde vem,aprender a ouvir e saber diferenciar a diversidade de sons que são produzidos em toda parte.
04. Produzir sons com diferente partes do corpo, palmas, língua, batida do pé, assovio.
05. Ouvir  diversos tipos de sons gravados e identificar nomeando o  barulho .
06. Ouvir diversas histórias que explorem os sons: Tum Tum Tum: Um barulho do corpo de Liliana Iacocca,que retrata sobre os sons que o corpo pode produzir.
07. Plic,Plic,Plic:Um barulho da chuva e Fom,fom,fom:Um barulho da cidade,de Liliana .
08. Questionar as crianças sobre os personagens da história o que eles fazem e imitar os sons.
08. Escanear as histórias contadas e conduzir as crianças para identificar os personagens e seus barulhos no computador.


8. CRONOGRAMA:

JUNHO
JULHO
Dia 10: Construção da bandinha e exploração do material pelas crianças.Cantar diversas músicas infantis utilizando o material

Dia 01: Ouvir a história: Tum Tum Tum:Um barulho do corpo de Liliana Iacocca,que retrata sobre os sons que o corpo pode produzir.Cantar músicas que explorem os sons da história,questionar os diversos barulhos produzidos pelo corpo,como: estalo da língua,palmas ...

Dia 17: Fazer passeio pelo bairro observando os barulhos do ambiente.Já na unidade do cmei questionar o que viram  e ouviram reproduzindo os sons.Após ouvir     a história Fom,fom,fom:Um barulho da cidade,de Liliana Iacocca.
Dia 08: . Plic,Plic,Plic:Um barulho da chuva .Som da chuva.Imitar seu barulho,cantar.

Dia 24: Ouvir sons reproduzidos pelo aparelho de som,identificando diversos barulhos.
Dia 15: Levar as crianças até o computador e mostrar as histórias escaneada para ver as reações e identificação dos personagens.

Dia 22: Apresentação do trabalho final com entrega dos relatórios.


9. RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
Os recursos disponíveis para o desenvolvimento da atividade são: uso do livro de histórias infantis, passeios,computador,aparelho de som,músicas diversas,material de sucata,gravações.
10. REGISTRO DO PROCESSO
Aprendendo e brincando com a música através dos  sons e ritmos variados  existe possibilidade da criança falar sobre seus desejos,sentimentos,afetos,convivência social, harmonia.As crianças aprendem que alegrias e tristezas,conquistas e perdas,coragem e medo pode ocorrer mas que também pode ser resolvida.
11. AVALIAÇÃO E RESULTADOS ESPERADOS
A criança é levada a praticar, a reconhecer e a descobrir o ritmo e o som de maneira livre e organizada, a partir dos movimentos corporais e depois fora dele(sons ambientais,sons da natureza,instrumentos,...)dessa forma após a realização das atividades verifica-se  que as crianças utilizam na prática  argumentos  e canções,assim como alternam o silêncio e gritos ouvindo a própria voz.O som e a música estão presente e perceptivo pelas crianças em seu dia a dia.


12. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 Livro de Educação Infantil;Liliana Iacocca
 MÁRSICO, Leda Osório. A criança e a música: um estudo de como se processa o desenvolvimento musical da criança. Rio de Janeiro: Globo, 1982


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