quarta-feira, 8 de junho de 2011

PROJETO COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO

1. IDENTIFICAÇÃO

CURSISTAS: Eurides Luís Ruchs e Thaíse R. B. Costa.
ESCOLA: E. E. B. Prof. Mansueto Boff - Concórdia – SC
SÉRIE: 1ª Série do Ensino Médio - 24 alunos
PROFESSORES ENVOLVIDOS: Eurides e Thaíse

2. PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA

TEMA: Estudo das Funções e Análise de Gráficos

PROBLEMATIZAÇÃO: No dia-a-dia fazemos uso de conceitos matemáticos e nem nos damos conta disso. Exemplos: em nossas compras, ao arrumar a mesa, nas notas obtidas em uma prova, no preço dos combustíveis, no consumo dos automóveis, no preço da corrida do táxi, no crescimento das populações, na química, na física, na biologia, etc. Quando abrimos jornais e revistas, assistimos televisão, observamos que muitas informações são transmitidas através de gráficos. Sendo que sua leitura e interpretação tornam-se indispensável a todos os cidadãos. Cabe a escola orientar os alunos sobre essa forma de transmissão de conhecimento bem como suas influências no cotidiano das pessoas. A ideologia de quem publica os dados, em que época foi publicada, quem publicou, os interesses de quem publicaram, são fatos que na medida do possível devem ser discutidos na sala de aula.

3. JUSTIFICATIVA
O estudo das funções é importante para que o aluno classifique e explore modelos relacionados com o estudo das grandezas variáveis.
A introdução ao estudo das funções a partir de situações do contexto facilita a compreensão e construção de significados pelo aluno tornando o acesso ao conhecimento matemático mais flexível e significativo do que os encontrados nos programas tradicionais que eram orientados quase que exclusivamente pela matemática formal. Hoje se exige que a formação de Matemática capacite o aluno para observar os fenômenos da realidade social, possibilitando a interferência nos mesmo. O estudo das funções auxilia o aluno a assimilar e apropriar estes conceitos.

4. OBJETIVOS
01. Relacionar o estudo das funções com situações do cotidiano;
02. Identificar graficamente uma função;
03. Identificar variáveis dependentes e independentes;
04. Determinar o D(f) e a Im(f);
05. Identificar intervalos crescentes e decrescentes;
06. Identificar valores de mínimos e máximos;
07. Analisar e interpretar gráficos, tirando conclusões próprias;
08. Construir a lei da função;
09. Construir gráficos de funções.

5. CONTEÚDOS
Funções:
I. Definição;
II. Domínio e imagem a partir do gráfico;
III. Noção de variável dependente e independente;
IV. Intervalos crescentes e decrescentes;
V. Valor mínimo e valor máximo de uma função;
VI. Interpretação de gráficos.

6. DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Matemática

7. METODOLOGIA/ PROCEDIMENTOS

01. Solicitar antecipadamente que os alunos tragam jornais ou revistas que tenham gráficos;
02. A atividade será desenvolvida em grupo de quatros alunos, sendo que no final da atividade cada grupo apresentará um relatório, exposto para toda a turma e, em um cartaz, exposto, o conceito matemático de função;
03. Solicitar que pesquisem o preço de três produtos da mesma marca e característica (idênticos) em três estabelecimentos diferentes;
04. Analisar alguns gráficos juntamente com os alunos em sala de aula, fazendo comparações e tirar conclusões;
05. Relacionar os conteúdos matemáticos envolvidos na análise;
06. Selecionar alguns gráficos, para que eles analisam sozinhos;
07. Digitar o trabalho no laboratório da escola, que deverá conter:
 Capa;
 Introdução;
 Questões a serem pesquisadas na analise dos gráficos;
 Nome do produto pesquisado e foto ou rótulo do mesmo;
 Nome (fictício) dos três supermercados com a representação algébrica e gráfica do valor dos produtos em cada um dos supermercados;
 Questões referentes à pesquisa de preços;
 Diferença de preços na aquisição de 50 unidades do produto comprado no supermercado de maior e no de menor preço;
 Conclusão

Questões a serem respondidas nesse trabalho:

01. Pesquise o preço de um produto de mesma marca, mesmas características (idêntico) em três estabelecimentos comerciais diferentes e represente algebricamente e graficamente cada preço.
02. Calcule o valor pago na aquisição de 50 unidades do produto com o preço mais alto e 50 unidades do produto com o preço mais baixo.

8. CRONOGRAMA:

JUNHO:
Dia 10: Apresentação do projeto aos alunos e distribuição das tarefas.
Dia 17: Inicio das atividades, tendo vista o uso de jornais e revistas para a análise de gráficos.
Dia 24: Apresentação dos dados da pesquisa pelos grupos.
JULHO:
Dia 01: Trabalho realizado no laboratório, sendo trabalhada a construção dos gráficos com o programa Excel.
Dia 08: Contextualização dos grupos referente à pesquisa proposta, com análise dos gráficos.
Dia 15: Elaboração de situações problema pelos grupos, com o uso do programa Hagáqué referente ao conteúdo estudado.
Dia 22: Apresentação do trabalho final com entrega dos relatórios.

9. RECURSOS A SEREM UTILIZADOS

Os recursos disponíveis para o desenvolvimento da atividade são: uso do livro didático, revistas, jornais, sites como: http://pt.wikipedia.org/; http://www.somatematica.com.br/emedio:http://pt.wiktionary.org/; http://www.brasilescola.com/matematica/funcao.htm, e também programas como o Hagáqué e o Microsoft Office Excel (programa de planilha eletrônica).

10. REGISTRO DO PROCESSO

O gráfico de uma função é o conjunto de todos os pontos correspondentes aos pares ordenados que satisfaçam à condição definida por ela.

É IMPORTANTE SABER:

 Qual é a função de um título em um gráfico?
 Observe que às vezes o gráfico também tem um pequeno texto, abaixo do título. Que função tem esse texto?
 No rodapé do gráfico aparece a informação “fonte”. Com que finalidade a fonte é citada em um gráfico?

QUESTÕES QUE PODEM SER ANALISADAS EM UM GRÁFICO:

 Do que trata o gráfico?
 Quais as variáveis envolvidas?
 Qual a variável dependente? E a independente?
 Qual o valor mínimo atingido? Quando ocorreu?
 Qual o valor máximo atingido? Quando ocorreu?
 Qual o intervalo de maior variação? Quando ocorreu? É possível determinar as causas dessa variação?
 Qual o intervalo de menor variação? Qual a causa?
 Em que período a função é crescente ou decrescente?
 Quais as suas conclusões sobre o gráfico?

11. AVALIAÇÃO E RESULTADOS ESPERADOS
Esta atividade valerá 5 pontos e será mais um instrumento para compor a nota final. Critérios de avaliação:
 Observação do acompanhamento do aluno no desenvolvimento da questão (1);
 Desenvolvimento dos alunos com o grupo (1);
 Cálculo realizado (1);
 Apresentação da atividade (1);
 Socialização com a sala (1);
Também a observação será de acordo com o desempenho, envolvimento do grupo e de cada aluno, bem como, no uso de todos os recursos disponíveis para o desenvolvimento completo da atividade.
A atividade proposta permite uma análise dos processos dinâmicos da Matemática, associando o conteúdo estudado com a adaptação dos recursos tecnológicos à situação problema, além de promover a integração do grupo, oferece condições para que o aluno participe ativamente na construção do conhecimento. Visando a entrega dos resumos e relatórios do assunto estudado e com uma síntese dos objetivos alcançados.


12. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Revistas: Super Interessante e Veja.
Jornais: Diário Catarinense, Diário do Oeste e O Jornal.
LONGEN, Adilson. Matemática: uma atividade humana. 1ª. Ed. Curitiba, 2003.
BONJORNO, Roberto José, GIOVANNI, Ruy José. Matemática Completa. 2ª. Ed. São Paulo, 2005.
FREITAS, Tenuda Maria Luciana, RUBIÒ, Panadés Angel. Matemática e suas tecnologias. 1ª. Ed. São Paulo, 2005.

http://www.brasilescola.com/matematica/funcao.htm

http://www.somatematica.com.br/emedio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário