segunda-feira, 6 de junho de 2011

PLANEJAMENTO COM HIPERTEXTO - Revolução Industrial X Meio Ambiente

ELIANE REGINA SUZIN

UNIDADE II

ATIVIDADE: 2.5 – Planejando atividade com hipertexto


 PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE COM HIPERTEXTO


Ø      Tema: Industrialização e exploração do trabalho infantil x degradação ambiental
Ø      Disciplinas: História, Geografia e Ciências
Ø      Professora responsável: Eliane Regina suzin
Ø      Truma: 7ª série – Matutino
Ø      Encaminhamento: Pesquisa de Campo (Entrevista) e produção de slides com hipertexto
Ø      Local: Escola Básica Municipal Concórdia


OBJETIVOS: 

  • Caracterizar os sistemas de indústria e identificar as invenções que desencadearam a Revolução Industrial e as conseqüências trazidas pelo desenvolvimento industrial em nossa cidade.
  • Relacionar os conteúdos trabalhados com a realidade brasileira e despertar a consciência do problema da exploração do trabalho infantil.
  • Exercitar o poder de observação crítica e a disposição para promover transformações através da consciência de sua identidade e de seu papel no mundo.
  
DESENVOLVIMENTO:

Ø      A explicativa e leitura compartilhada de textos complementares como: “Classe operária do sociólogo Paul Singer” e  “Com a palavra, as entidades engajadas na luta contra o trabalho infantil”  de Vicente Paulo da Silva (Secretário Executivo do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil);
Ø      Reflexão e debate;
Ø      Dramatização da poesia: Operário em Construção de Vinícius de Morais;
Ø      Orientar e formar grupos para pesquisa de campo (entrevista) extraclasse;
Ø      Orientação para realização da pesquisa;
Ø      Compilação de dados e elaboração de slides com hiperlink;
Ø      Apresentação e socialização de resultados da pesquisa realizada;
Ø      Produção textual individual: “Imaginem-se como uma criança trabalhadora que chega em casa no final do dia cansada e antes de dormir  relata em seu diário o  seu dia de trabalho. No final faça uma análise critica sobre a situação vivenciada por você e aponte possíveis soluções para solucionar seu problema. Afinal, você  quer freqüentar a escola. Mas, o  trabalho não permite”.  (Utilize como base o tema pesquisado pelo seu grupo).


RECURSOS UTILIZADOS NA PESQUISA:

Ø      Filmadora;
Ø      Gravador de voz;
Ø      Máquina fotográfica digital;
Ø      Scanner;
Ø      Computador (internet);
Ø      Data Show e Tela digital;
           
AVALIAÇAO:
Uma vez que a concretização da aprendizagem se dá através da interação e socialização do conhecimento adquirido, e este, favorece na fundamentação teórica das práticas pedagógicas desenvolvidas, é importante ressaltar que a avaliação deste trabalho será de forma que considere não apenas o desempenho final dos alunos, mas, a finalidade será o diagnóstico de dificuldades e o acompanhamento do percurso de superação das mesmas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário