ELIANE REGINA SUZIN
UNIDADE II
ATIVIDADE: 2.5 – Planejando atividade com hipertexto
PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE COM HIPERTEXTO
Ø Tema: Industrialização e exploração do trabalho infantil x degradação ambiental
Ø Disciplinas: História, Geografia e Ciências
Ø Professora responsável: Eliane Regina suzin
Ø Truma: 7ª série – Matutino
Ø Encaminhamento: Pesquisa de Campo (Entrevista) e produção de slides com hipertexto
Ø Local: Escola Básica Municipal Concórdia
OBJETIVOS:
- Caracterizar os sistemas de indústria e identificar as invenções que desencadearam a Revolução Industrial e as conseqüências trazidas pelo desenvolvimento industrial em nossa cidade.
- Relacionar os conteúdos trabalhados com a realidade brasileira e despertar a consciência do problema da exploração do trabalho infantil.
- Exercitar o poder de observação crítica e a disposição para promover transformações através da consciência de sua identidade e de seu papel no mundo.
DESENVOLVIMENTO:
Ø A explicativa e leitura compartilhada de textos complementares como: “Classe operária do sociólogo Paul Singer” e “Com a palavra, as entidades engajadas na luta contra o trabalho infantil” de Vicente Paulo da Silva (Secretário Executivo do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil);
Ø Reflexão e debate;
Ø Dramatização da poesia: Operário em Construção de Vinícius de Morais;
Ø Orientar e formar grupos para pesquisa de campo (entrevista) extraclasse;
Ø Orientação para realização da pesquisa;
Ø Compilação de dados e elaboração de slides com hiperlink;
Ø Apresentação e socialização de resultados da pesquisa realizada;
Ø Produção textual individual: “Imaginem-se como uma criança trabalhadora que chega em casa no final do dia cansada e antes de dormir relata em seu diário o seu dia de trabalho. No final faça uma análise critica sobre a situação vivenciada por você e aponte possíveis soluções para solucionar seu problema. Afinal, você quer freqüentar a escola. Mas, o trabalho não permite”. (Utilize como base o tema pesquisado pelo seu grupo).
RECURSOS UTILIZADOS NA PESQUISA:
Ø Filmadora;
Ø Gravador de voz;
Ø Máquina fotográfica digital;
Ø Scanner;
Ø Computador (internet);
Ø Data Show e Tela digital;
AVALIAÇAO:
Uma vez que a concretização da aprendizagem se dá através da interação e socialização do conhecimento adquirido, e este, favorece na fundamentação teórica das práticas pedagógicas desenvolvidas, é importante ressaltar que a avaliação deste trabalho será de forma que considere não apenas o desempenho final dos alunos, mas, a finalidade será o diagnóstico de dificuldades e o acompanhamento do percurso de superação das mesmas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário