terça-feira, 28 de junho de 2011

Para refletir: Recortes do conteúdo da Unidade IV:

Leia todos os trechos abaixo, escolha dois que achar mais interessante e faça um comentário:
OBS: Não esqueça de referenciar o nº do trecho ao qual você está fazendo o comentário.

1. O uso da mídia na educação é uma nova fronteira que os profissionais da educação precisam desbravar. Afinal, sabemos o poder da mídia. Sentimos esse poder nas nossas vidas. Nossa realidade é, em grande parte, definida e construída pela mídia. Como diz Maria Luiza Belloni (2001), as imagens da mídia penetram nossa realidade, transforman¬do-a, dando-lhe forma.

2. Maria Isabel Orofino nos ajuda, também, a entender o papel da escola nesse contexto. Segundo ela, a escola não escapa da influência decisiva da mídia, mas, ainda assim, é um lugar privilegiado para a construção das identidades individuais para além da questão das classes sociais, pois é o local onde há o encontro de “muitas culturas, seja aquela de bagagem pessoal e da identidade dos diferentes alunos, alunas e professores, seja a cultura erudita que nela é ensinada, ou, ainda, a cultura popular regional do local onde a escola está situada” (OROFINO, 2005, p.40).


3. Barbero acredita, que o diálogo entre diferen¬tes culturas, através das diferentes linguagens midiáticas, transformará nossas escolas, nossas cidades e nossas nações. E diálogo só se produz quando há interação e via de mão dupla na produção das mensagens, não é mesmo? Destaca, por isso, Orofino (2005) que é preciso transformar a escola num local de produção de mídias. Afinal, a compreensão e o domínio de uma linguagem não se adquirem apenas com as atividades de leitura; são ne¬cessárias, também, as de autoria. Cabe nunca nos esque¬cermos do que disse nosso educador maior, Paulo Freire: ninguém estará alfabetizado antes de ser capaz de escrever sua própria história.


4. As ciências tradicionais comunicam-se através da linguagem escrita. Na nossa sociedade moderna, o domínio da linguagem, seja na sua forma escrita, seja na falada, é condição indispensável para o exercício da cidadania – basta lembrar que o indivíduo analfabeto não pode votar e nem ter carteira de motorista. Não é por acaso que, em nossas escolas, a alfabetização é o primeiro passo no processo de formação do aluno.Os códigos criados pelas ciências matemáticas são, igualmente, parte importante do universo comunicativo das ciências tradicionais, sendo utilizados, além de pela própria matemática, pela física, química, biologia, etc. A falta de domínio pleno destes dois códigos, a linguagem e a matemática, colocam o indivíduo moderno à margem da nossa sociedade, principalmente dos processos políticos.


5. Nas últimas décadas, as novas tecnologias digitais têm desempenhado um papel determinante no modo como nossa sociedade tem intensivamente feito uso da imagem. Nas cidades, não há um espaço público, por menor que seja, que não esteja ocupado por imagens publicitárias. Podemos até dizer que está havendo uma “inundação” do espaço público urbano por imagens. Da mesma forma, no cinema, as artes visuais tornaram possível a criação de novos mundos, apenas através do computador. Em relação à fotografia, não é exagero dizer que todas as imagens mi¬diáticas que estampam nossas revistas e sites recebem algum tipo de tratamento digital. Vale lembrarmos que, nos últimos anos, para atingir maior público, até mesmo imagens de cunho jornalístico são editadas a fim de parecerem e serem mais impactantes. O uso da imagem pela mídia está, hoje, tão disseminado que, segundo Martine Joly (1996), elas se confundem. Assim, mídia é imagem, e não há imagem que não seja midiática.


6. A imagem está, portanto, disseminada em todo nosso meio. Desse modo, a informação imagética que recebemos diariamente, através da televisão, da internet, revistas, outdoors, etc., é assimilada a partir de códigos que operam de forma velada, mesmo que desco¬nhecida pela a maioria dos indivíduos. Nas escolas, temos como objetivo, além de ensinar aos alunos os conteúdos programáticos das disciplinas, capacitá-los para que possam, através de sua própria reflexão, avaliar as informações que lhes chegam e decidir sobre o que farão com elas.


7. Fica, claro que o caminho para enfrentar o desafio de nos tornarmos cidadãos da ‘era digital’ é aprender a produzir mensagens com essas novas mídias. Se a má notícia é que estamos sendo inundados por imagens que tentam nos manipular, a boa notícia é que produzir mensagens usando imagens não é mais “coisa só de profissional”. Afinal, o celular é capaz de fotografar e gravar áudio e vídeo, o que o torna a produção de imagens uma realidade na mão da grande maioria dos nossos alunos. Já existe disponível software gratuito para edição de vídeo e áudio e de tratamento de imagens. Então, muitas escolas já começam a produzir seus próprios objetos multimidiáticos.


8. Utilizar a mídia na escola é o primeiro passo para a leitura do mundo. Em contrapartida, é essencial que o exercício cotidiano no uso da mídia na sala de aula não se limite à leitura de jornais, revistas ou dos veículos eletrônicos. Para se ler o mundo a partir dos olhares dos outros, é funda-mental que seus leitores aprendam antes a ler o mundo em que vivem, por meio da construção de suas próprias narrativas. Só assim será pos¬sível a construção do conhecimento, a transformação do educando em sujeito de sua própria história. A aquisição do pensamento crítico é resul¬tado da inserção e percepção direta do aluno como agente mobilizador na sua realidade. (CALDAS, 2001, p.129, grifo nosso).

16 comentários:

  1. comentario da número 1:
    a midia já está presente na vida de todos, e podemos usa-la para facilitar os metodos de ensino de todos os alunos, que também já estão familiarizados com essa tecnologia, auxiliando assim, a sua aprendizagem.

    ResponderExcluir
  2. Em relação aos trechos 1 e 6, conclui-se que as mídias se mostram cada vez mais presentes no dia a dia, em casa, na escola, no trabalho, na rua, transformando assim nossa sociedade em relação aos valores, culturas, atitudes e opiniões. Diante dessa situação nós educadores temos o dever de formar alunos críticos e capazes de fazerem escolhas e reflexões corretas sobre as constantes informações que são divulgadas e oferecidas.
    Deise, Geli e Rosangela.

    ResponderExcluir
  3. comentário do trecho 1
    concordamos que a midia é uma nova fronteira referindo-se a educação, pois a mesma tem um grande poder de contribuir nos fazeres pedagógicos.

    comentário do trecho 6
    a midia possui um grande poder de influencia na vida do ser humano, podendo direcioná-la ao caminho que vai seguir, principalmente a informação por imagem, desse mesmo modo acontece na escola.
    Gisele e Vanda

    ResponderExcluir
  4. comentario da número 6:
    temos mesmo a obrigação de ensinar os nossos alunos a "classificar" as informções que recebem dos diversos tipos de mídia, pois muitas vezes tudo que eles recebem não é algo que ira auxilialos no seu ensino e nem no seu pensamento crítico.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Com relação ao texto 07, concordamos com o texto, a era digital tem mão dupla. Ao mesmo tempo que somos manipulados, temos em mãos a oportunidade de veicular nesta mídia, conteúdos significativos, educativos e instrutivos, buscando o aprendizado e o bom uso desta ferramenta.

    Com relaçõa ao texto 08, observamos que fazer leitura de mundo vai além de ler jornais, revistas,, notícias diárias, é preciso que aprendamos a ler o que está além das entrelinhas e das imagens. A dificuldade maior em tempos de tecnologia é ser sujeito produtor de seu próprio conhecimento.

    Maristela e Miriam

    ResponderExcluir
  7. Comentário dos trechos 7 e 8
    Podemos perceber que as tecnologias estão acessiveis a grande parte da sociedade, e que os desafios da sua utilização estão sendo superados, pois cada qual consegue manusear e criar o que é necessário para seu uso, como complemento para aprimorar seus conhecimentos.
    Tendo vista que a tarefa da escola é de aproximar e facilitar esse conhecimento através das ferramentas tecnologicas disponíveis na instituição para todos os alunos de forma crítica e contrutíva sempre adequada ao meio em que estamos inseridos

    Thaíse e Eurides!!!!

    ResponderExcluir
  8. comentário dos textos 6 e 8
    As imagens se sobresaem na educação, pois elas provocam um impacto muito maior para a reflexão do que a linguagem pura e simples. Na educação especial, usamos materiais visuais específicos, adequados as necessidades dos educandos, com ótimos resultados.
    Vera Carvalho e Márcia Salete Klein

    ResponderExcluir
  9. Concordo com os recortes “1e 2'' quando falam do poder na midia na escola, a internet dá acesso a várias culturas, vários comportamentos, e vai ditando outros comportamentos. No entanto,é na escola que a criança precisa aprender lidar esse mundo virtual, é o professor que precisa dar instrumentos aos alunos para serem mais criticos e seletivos, que saibam diferenciar o certo do errado e mais, que aprendam dar valor a sua cultura e as suas raízes.
    eluizia

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. COMENTÁRIO DO TRECHO 8:
    Quando a escola se utiliza da mídia para melhorar a leitura dos alunos, estará melhorando a forma deles lerem e agirem com criticidade. Com uma boa formação de leitura de mundo midiatico terão maior liberdade de escolha de temas a serem abordados para estudo.
    Cleide e Jairo Luiz

    ResponderExcluir
  12. COMENTÁRIO DO TRECHO 1:
    Não há como fugir das mídias. Nos dias atuais os alunos, por menor poder aquisitivo que tenham, todos têm acesso de uma ou de outra maneira a uma televisão, ao celular, ao rádio e até mesmo ao computador/internet (mesmo que seja no ambiente escolar). Estamos diariamente cercados pela mídia e a escola não pode esquecer de proporcionar a melhor forma de discernimento aos alunos.

    Cleide e Jairo Luiz

    ResponderExcluir
  13. Comentário referente aos recortes nº 01 e 08: Estes trechos nos levam a refletir sobre o uso das diversas mídias na educação. Elas levam os alunos a construir suas próprias narrativas e, consequentemente aprendem a transformar o conhecimento adquirido em uma leitura critica do mundo em que estão inseridos.
    Desta forma, os educandos são impulsionados a tornarem-se agentes mobilizadores e atuantes na sociedade.
    Cursistas:Cristiane, Eliane e Inês.

    ResponderExcluir
  14. Comentarios dos itens 1 e 6 :
    Concordamos que as midias são a abertura de novas fronteiras, sendo que o professor precisa conhecer para informar seus alunos, tornando-os capazes de interpretar as imagens que lhes são fornecidas por estas midias. tornando assim o papel do professor um mediador do conhecimento indo além dos conteúdos programáticos, incentivando estes alunos a serem críticos e capazes de interpretar de uma maneira mais construtiva aquilo que está disponível.
    MARCIA DE MELLO
    JAIRO DE MELLO

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. COMENTÁRIO DO Nº 6

    A tecnologia está presente na vida de nossos alunos, cabe a escola interagir, orientar para que estes utilizem estes recursos de maneira adequada para reverterem seu próprio benefício.

    COMENTÁRIO DO Nº 2

    O PAPEL DO PROFESSOR É FUNDAMENTAL NA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO, ATRAVÉS DA TROCA DE EXPERIÊNCIAS E VIVENCIAS O ALUNO ENRIQUECE E AMPLIA SEUM APRENDIZADO.
    CURSISTAS: Adirce ,Jacinta, Inelve
    COMENTÁRIO DO Nº 6

    A tecnologia está presente na vida de nossos alunos, cabe a escola interagir, orientar para que estes utilizem estes recursos de maneira adequada para reverterem seu próprio benefício.

    COMENTÁRIO DO Nº 2

    O PAPEL DO PROFESSOR É FUNDAMENTAL NA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO, ATRAVÉS DA TROCA DE EXPERIÊNCIAS E VIVENCIAS O ALUNO ENRIQUECE E AMPLIA SEU APRENDIZADO.
    CURSISTAS: Adirce ,Jacinta, InelveCOMENTÁRIO DO Nº 6

    A tecnologia está presente na vida de nossos alunos, cabe a escola interagir, orientar para que estes utilizem estes recursos de maneira adequada para reverterem seu próprio benefício.

    COMENTÁRIO DO Nº 2

    O PAPEL DO PROFESSOR É FUNDAMENTAL NA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO, ATRAVÉS DA TROCA DE EXPERIÊNCIAS E VIVENCIAS O ALUNO ENRIQUECE E AMPLIA SEUM APRENDIZADO.
    CURSISTAS: Adirce ,Jacinta, Inelve
    COMENTÁRIO DO Nº 6

    A tecnologia está presente na vida de nossos alunos, cabe a escola interagir, orientar para que estes utilizem estes recursos de maneira adequada para reverterem seu próprio benefício.

    COMENTÁRIO DO Nº 2

    O PAPEL DO PROFESSOR É FUNDAMENTAL NA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO, ATRAVÉS DA TROCA DE EXPERIÊNCIAS E VIVENCIAS O ALUNO ENRIQUECE E AMPLIA SEU APRENDIZADO.
    CURSISTAS: Adirce ,Jacinta, InelveCOMENTÁRIO DO Nº 6

    A tecnologia está presente na vida de nossos alunos, cabe a escola interagir, orientar para que estes utilizem estes recursos de maneira adequada para reverterem seu próprio benefício.

    COMENTÁRIO DO Nº 2

    O PAPEL DO PROFESSOR É FUNDAMENTAL NA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO, ATRAVÉS DA TROCA DE EXPERIÊNCIAS E VIVENCIAS O ALUNO ENRIQUECE E AMPLIA SEUM APRENDIZADO.
    CURSISTAS: Adirce ,Jacinta, Inelve
    COMENTÁRIO DO Nº 6

    A tecnologia está presente na vida de nossos alunos, cabe a escola interagir, orientar para que estes utilizem estes recursos de maneira adequada para reverterem seu próprio benefício.

    COMENTÁRIO DO Nº 2

    O PAPEL DO PROFESSOR É FUNDAMENTAL NA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO, ATRAVÉS DA TROCA DE EXPERIÊNCIAS E VIVENCIAS O ALUNO ENRIQUECE E AMPLIA SEU APRENDIZADO.
    CURSISTAS: Adirce ,Jacinta, Inelve

    ResponderExcluir