sábado, 18 de junho de 2011

PROJETO

Atividade 3.2- Montar um projeto:

1 - IDENTIFICAÇÃO:

Nome dos cursistas: Adirce Lucas de Melo e Jaqueline de Borba

Cidade: Alto Bela Vista Estado: Santa Catarina

EE. B.Teixeira de Freitas

Séries: Séries Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

PROJETO: EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

2-PROBLEMÁTICA:

Observando a grande quantidade de carros, motos, bicicletas e pedestres circulando pelas vias públicas com constantes acidentes no trânsito, pensou-se na elaboração de um Projeto neste sentido, para trabalharmos com os alunos assuntos que acreditamos ser de fundamental importância aos alunos utilizados no dia-a-dia para sua vida.

Por outro lado, grande parte de nossos alunos fazem uso do transporte escolar para vir à escola, assim sendo, sabemos o quanto necessitam estarem orientados sobre o trânsito.

3-JUSTIFICATIVA:

Objetiva-se através deste projeto, levar aos educandos os conhecimentos mais significativos sobre o Tema Tratado, uma vez que tantos acidentes acontecem por imprudência de muitos motoristas e pedestres.

4-OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

* Ler e observar a Cartilha da Polícia Militar doada pelo Município;

* Levar ao conhecimento dos educandos importantes informações sobre o Trânsito (motoristas, pedestres e ciclistas);

* Pesquisar na Internet os sinais de trânsito;

* Observar placas em hospitais e escolas;

* Saber respeitar os sinais de trânsito;

* Conhecer a quilometragem permitida para conduzir um veículo, moto ou bicicleta.

* Pesquisar sobre as cores do SEMÁFARO;

* Verificar o que é Carteira de habilitação e qual a idade para poder adquiri-la;

* Pesquisar sobre infrações consideradas: leve, média, grave e gravíssima;

5-CONTEÚDOS TRABALHADOS:

* Leitura da Cartilha Militar;

* Pesquisa na Internet sobre os sinais de trânsito existentes em nossas Rodovias e entender seus significados;

* Identificar as cores de um SEMÁFARO;

* Copiar os 10 mandamentos do motorista defensivo;

* Responder a um questionário intitulado: O que devemos fazer para melhorar o trânsito Estadual?;

* Saber onde é permitido estacionar veículos, motos e etc;

* Estudar faixas de trânsito: dupla, simples e de pedestres;

* Leitura de texto: O CICLISTA NO TRÂNSITO;

6-DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Educação Física e Ciências.

7-METODOLOGIA:

* Promover uma palestra sobre o trânsito com um profissional habilitado para tal;

* Em sala de aula criar um ambiente favorável a discussão e ao debate, referente as ações do ser Humano no trânsito, através de fitas de vídeo: SENHOR PATETA NO VOLANTE e O DIA DEPOIS DE AMANHÃ;

* Promover campanhas com mensagens educativas;

* Em forma de gincana: Redigir textos, peças teatrais, poesias, paródias com as quais os alunos possam expor suas visões e aspirações em relação ao trânsito;

* Realizar uma visita à FABET para a visualização da Mini Cidade com o intuito de favorecer o encaminhamento do cidadão à novas atitudes onde o respeito e a responsabilidade sejam condutas importantes para a convivência Social;

* Participar de Concursos realizados pela FABET;

* Elaborar panfletos na Disciplina de Artes com frases de atenção ao tema e distribuir na semana do trânsito;

* Em matemática levantar estatísticas Municipais, Estaduais e Nacionais em relação ao trânsito: porcentagem de habitantes, incidência de acidentes e suas possíveis causas. Por meio deste levantamento, realizar análises de indicadores que possibilitam a identificação de problemas no trânsito e a busca de soluções;

* Promover um dia de mobilização para a não utilização de veículos em nossa cidade.

8- RECURSOS HUMANOS E FÍSICOS:

* Palestrante e Comunidade Escolar;

* Materiais Escolares: cartolinas, folhas de ofício, pincéis, fitas de vídeo, lápis de cor;

* Sala de Aula e computadores;

9-AVALIAÇÃO:

Será realizada com o propósito de observar e acompanhar os alunos, viabilizando a execução prática do Projeto, incentivando a conscientização acerca da temática assumida.

10-CRONOGRAMA:

Durante o ano letivo (Março a Dezembro) sendo desenvolvido em todas as séries com conteúdos acessíveis a cada faixa etária.

11-CONCLUSÃO:

Através da realização deste projeto, espera-se tornar nossos educandos informados acerca deste assunto e mais atentos com a vida no trânsito, possibilitando informações as famílias.

12-DIVULGAÇÃO:

Registrar as atividades desenvolvidas através de filmagens e fotos;

Organizar slides e passar aos pais e a comunidade no dia da família, mostrando a importância do Projeto;

Postar no blog da escola.

13-REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:

Cartilha de Educação para o Trânsito;

Jornal Diário do Oeste;

Jornal Diário Catarinense;

Revista Mundo Jovem;

Sites como:

Rádio Aliança e Rádio Rural de Concórdia.

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