Atividade 3.2- Montar um projeto:
1 - IDENTIFICAÇÃO:
Nome dos cursistas: Adirce Lucas de Melo e Jaqueline de Borba
Cidade: Alto Bela Vista Estado: Santa Catarina
EE. B.Teixeira de Freitas
Séries: Séries Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
PROJETO: EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
2-PROBLEMÁTICA:
Observando a grande quantidade de carros, motos, bicicletas e pedestres circulando pelas vias públicas com constantes acidentes no trânsito, pensou-se na elaboração de um Projeto neste sentido, para trabalharmos com os alunos assuntos que acreditamos ser de fundamental importância aos alunos utilizados no dia-a-dia para sua vida.
Por outro lado, grande parte de nossos alunos fazem uso do transporte escolar para vir à escola, assim sendo, sabemos o quanto necessitam estarem orientados sobre o trânsito.
3-JUSTIFICATIVA:
Objetiva-se através deste projeto, levar aos educandos os conhecimentos mais significativos sobre o Tema Tratado, uma vez que tantos acidentes acontecem por imprudência de muitos motoristas e pedestres.
4-OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* Ler e observar a Cartilha da Polícia Militar doada pelo Município;
* Levar ao conhecimento dos educandos importantes informações sobre o Trânsito (motoristas, pedestres e ciclistas);
* Pesquisar na Internet os sinais de trânsito;
* Observar placas em hospitais e escolas;
* Saber respeitar os sinais de trânsito;
* Conhecer a quilometragem permitida para conduzir um veículo, moto ou bicicleta.
* Pesquisar sobre as cores do SEMÁFARO;
* Verificar o que é Carteira de habilitação e qual a idade para poder adquiri-la;
* Pesquisar sobre infrações consideradas: leve, média, grave e gravíssima;
5-CONTEÚDOS TRABALHADOS:
* Leitura da Cartilha Militar;
* Pesquisa na Internet sobre os sinais de trânsito existentes
* Identificar as cores de um SEMÁFARO;
* Copiar os 10 mandamentos do motorista defensivo;
* Responder a um questionário intitulado: O que devemos fazer para melhorar o trânsito Estadual?;
* Saber onde é permitido estacionar veículos, motos e etc;
* Estudar faixas de trânsito: dupla, simples e de pedestres;
* Leitura de texto: O CICLISTA NO TRÂNSITO;
6-DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Educação Física e Ciências.
7-METODOLOGIA:
* Promover uma palestra sobre o trânsito com um profissional habilitado para tal;
* Em sala de aula criar um ambiente favorável a discussão e ao debate, referente as ações do ser Humano no trânsito, através de fitas de vídeo: SENHOR PATETA NO VOLANTE e O DIA DEPOIS DE AMANHÃ;
* Promover campanhas com mensagens educativas;
* Em forma de gincana: Redigir textos, peças teatrais, poesias, paródias com as quais os alunos possam expor suas visões e aspirações em relação ao trânsito;
* Realizar uma visita à FABET para a visualização da Mini Cidade com o intuito de favorecer o encaminhamento do cidadão à novas atitudes onde o respeito e a responsabilidade sejam condutas importantes para a convivência Social;
* Participar de Concursos realizados pela FABET;
* Elaborar panfletos na Disciplina de Artes com frases de atenção ao tema e distribuir na semana do trânsito;
* Em matemática levantar estatísticas Municipais, Estaduais e Nacionais em relação ao trânsito: porcentagem de habitantes, incidência de acidentes e suas possíveis causas. Por meio deste levantamento, realizar análises de indicadores que possibilitam a identificação de problemas no trânsito e a busca de soluções;
* Promover um dia de mobilização para a não utilização de veículos em nossa cidade.
8- RECURSOS HUMANOS E FÍSICOS:
* Palestrante e Comunidade Escolar;
* Materiais Escolares: cartolinas, folhas de ofício, pincéis, fitas de vídeo, lápis de cor;
* Sala de Aula e computadores;
9-AVALIAÇÃO:
Será realizada com o propósito de observar e acompanhar os alunos, viabilizando a execução prática do Projeto, incentivando a conscientização acerca da temática assumida.
10-CRONOGRAMA:
Durante o ano letivo (Março a Dezembro) sendo desenvolvido em todas as séries com conteúdos acessíveis a cada faixa etária.
11-CONCLUSÃO:
Através da realização deste projeto, espera-se tornar nossos educandos informados acerca deste assunto e mais atentos com a vida no trânsito, possibilitando informações as famílias.
12-DIVULGAÇÃO:
Registrar as atividades desenvolvidas através de filmagens e fotos;
Organizar slides e passar aos pais e a comunidade no dia da família, mostrando a importância do Projeto;
Postar no blog da escola.
13-REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:
Cartilha de Educação para o Trânsito;
Jornal Diário do Oeste;
Jornal Diário Catarinense;
Revista Mundo Jovem;
Sites como:
Rádio Aliança e Rádio Rural de Concórdia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário