PROJETO DE TRABALHO EM SALA DE AULA COM INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO
1. Identificação:
Nome do cursista: ELIANE REGINA SUZIN
Nome da Escola: Escola Básica Municipal Concórdia – Concórdia (SC)
Séries: 5ª série = 24 alunos e 7ª série = 27 alunos
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema:
Perante a carência de material didaticamente sintetizado sobre a história do município, percebemos que se faz necessário, reescrever os dados de forma simples e de fácil entendimento. Nesse sentido, é que pretendemos desenvolver atividades com os alunos de 5ª e 7ª séries, onde buscaremos responder: Quais os aspectos que influenciaram na colonização, industrialização e desenvolvimento do município de Concórdia, bem como seus desdobramentos acerca da Lei dos 15 metros?
3. Justificativa:
O presente projeto justifica-se pela percepção de carência de informações por parte dos alunos no que tange a história da colonização e industrialização do município de Concórdia, bem como a problemática observada pela criação da Lei dos 15 metros.
4. Objetivos:
· Caracterizar os sistemas de indústria e identificar as conseqüências trazidas pela colonização e desenvolvimento industrial em nossa cidade.
· Criar condições para que os alunos conheçam e analisem a realidade com relação a elaboração e execução das leis municipais.
· Possibilitar aos alunos conhecimento sobre a colonização e evolução industrial do município a partir das relações sócio-histórico-culturais, de forma autêntica, consciente e contextualizada.
· Relacionar os conteúdos trabalhados com a realidade brasileira e despertar a consciência do problema da degradação ambiental.
· Instigar os alunos a propor solução para a problemática em relação a Lei dos 15 metros evidenciada no bairro.
· Exercitar o poder de observação crítica e a disposição para promover transformações através da consciência de sua identidade e de seu papel na sociedade.
5. Conteúdos: História do município de Concórdia, Primeiras civilizações, povos ribeirinhos, Revolução Industrial, Monarquia, Iluminismo, Industrialização e meio ambiente.
6. Disciplina envolvida: História.
7.1 Metodologia / Procedimentos:
- Estudo dos conceitos com as turmas de 5ª e 7ª serie;
- Leitura compartilhada de textos complementares como: “Classe operária do sociólogo Paul Singer”, “Com a palavra, as entidades engajadas na luta contra o trabalho infantil” de Vicente Paulo da Silva (Secretário Executivo do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil) e História do Município de Concórdia;
- Reflexão e debate sobre os textos trabalhados;
- Leitura e análise crítica da poesia: “Operário em Construção” de Vinícius de Morais;
- Leitura compartilhada e debate do texto sobre a História de Concórdia;
- Visita ao Museu Hermano Zanoni (alunos da 5ª série);
- Visita à Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal de Concórdia (alunos 7ª serie);
· Organização e orientação de grupos para pesquisa de campo (entrevista) extraclasse;
- Pesquisa de campo orientada (entrevista com utilização de filmadora, gravador de som e máquina fotográfica digital),
- Compilação de dados e elaboração de slides no Power Point com hyperlink;
- Apresentação e socialização de resultados da pesquisa realizada com colegas e demais turmas da escola;
- Produção de desenhos e diálogos para a história em quadrinhos;
- Criação da história em quadrinhos em grupos no programa Toondoo;
- Palestra com representante do FUNDEMA e Conselho Tutelar;
- Publicação dos desenhos em banner na Expo Concórdia;
- Produção e socialização de trabalhos práticos: Dramatização, poesia, charge, verso rimado e tele jornal;
- Edição dos cartões postais;
- Edição da revista em quadrinhos: “Concórdia, colonização e indústria”;
- Elaboração dos panfletos informativos para distribuir na comunidade;
- Divulgação da revista e distribuição dos panfletos à comunidade;
|
- Retorno à Câmara Municipal de Vereadores para apresentar indicações aos vereadores.
7.2 Cronograma:
ABRIL | MAIO | JUNHO | JULHO | AGOSTO | SET/ OUT |
* Trabalhar em sala os conceitos | * Pesquisa de campo orientada * 5ª série Visita Museu Histórico Hermano Zanono e 7ª série visita a Câmara Municipal de Vereadores e Prefeitura Municipal | * Produção e socialização de slides, desenhos e história em quadrinhos | * Palestra com representante do FUNDEMA e Conselho Tutelar * Produção de desenhos e publicação em banner durante a Expo Concórdia | * Dramatização, poesia, charge, verso rimado, tele jornal * Produção da revista em quadrinhos: “Concórdia, Colonização e industria” * Elaboração de panfletos informativos | * Edição da revista em quadrinhos: “Concórdia, Colonização e industria” * Edição dos cartão postais * Divulgação da revista, dos cartões postais e distribuição dos panfletos à comunidade * Retorno à Câmara Municipal de Vereadores para apresentar indicações aos vereadores |
8. Recursos utilizados:
- Filmadora;
- Gravador de voz;
- Máquina fotográfica digital;
- Scanner;
- Computador (internet);
- Data Show e Tela digital;
- Textos complementares;
- Biblioteca da Escola;
- Impressora.
9. Avaliação e Resultados esperados:
Uma vez que a concretização da aprendizagem se dá através da prática, interação e socialização do conhecimento adquirido, e este, favorece na fundamentação teórica das práticas pedagógicas desenvolvidas, é importante ressaltar que a avaliação deste trabalho será de forma que considere não apenas o desempenho final dos alunos, mas, a finalidade será o diagnóstico de dificuldades e o acompanhamento do percurso de superação das mesmas.
Ao finalizar o projeto, espera-se que os alunos consigam concretizar seus desejos com relação às mudanças sugeridas aos vereadores, bem como sua consciência da importância do trabalho realizado para a sociedade e para os mesmos. Nosso desejo também é que este trabalho os leve a entender o poder que exercem perante a família e colegas. Que são agentes transformadores e, portanto, peças fundamentais para a construção de uma sociedade que busque a preservação ambiental e a sustentabilidade.
10. Divulgação / Socialização do Projeto realizado:
- Blog da Escola, blog particular da professora e blog individual de cada turma;
- Apresentação e divulgação de todos os trabalhos para as demais turmas;
- Divulgação do cartão postal na Expo Concórdia;
- Divulgação da revista em quadrinhos nas demais Unidades Escolares;
- Divulgação e socialização dos resultados na comunidade através de panfletagem;
- Indicação aos vereadores para melhorias na comunidade.
11. Referencias Bibliográficas:
- BUCHELE, Maria da Graça silva. Retalhos Históricos das Comunidades. 1ª ed. 1995.
- BUCHELE, Maria da Graça silva. Retalhos Históricos das Comunidades II. 1ª ed. 2000.
- Mini dicionário de Concórdia.
- MORAIS, Vinícius de. Operário em construção.
- SENGER, Paul. Classe operária.
- www.altavista.com.br
- www.toondoo.com.br
- www.wikipédia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário