segunda-feira, 27 de junho de 2011

Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo


PROJETO DE TRABALHO EM SALA DE AULA COM INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO

 1. Identificação: 

 Nome do cursista: ELIANE REGINA SUZIN 
 Nome da Escola: Escola Básica Municipal Concórdia – Concórdia (SC)
 Séries: 5ª série = 24 alunos e 7ª série = 27 alunos


2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema:

Perante a carência de material didaticamente sintetizado sobre a história do município, percebemos que se faz necessário, reescrever os dados de forma simples e de fácil entendimento. Nesse sentido, é que pretendemos desenvolver atividades com os alunos de 5ª e 7ª séries, onde buscaremos responder: Quais os aspectos que influenciaram na colonização, industrialização e desenvolvimento do município de Concórdia, bem como seus desdobramentos acerca da Lei dos 15 metros?

3. Justificativa:

O presente projeto justifica-se pela percepção de carência  de informações por parte dos alunos no que tange a história da colonização e  industrialização do município de Concórdia, bem como a problemática observada pela criação da Lei dos 15 metros.

4.  Objetivos:
·     Caracterizar os sistemas de indústria e identificar as conseqüências trazidas pela colonização e desenvolvimento industrial em nossa cidade.
·    Criar condições para que os alunos conheçam e analisem a realidade com relação a elaboração e execução das leis municipais.
·    Possibilitar aos alunos conhecimento sobre a colonização e evolução industrial do município a partir das relações sócio-histórico-culturais, de forma autêntica, consciente e contextualizada.
·    Relacionar os conteúdos trabalhados com a realidade brasileira e despertar a consciência do problema da degradação ambiental.
·     Instigar os alunos a propor solução  para a problemática em relação a Lei dos 15 metros evidenciada no bairro.
·    Exercitar o poder de observação crítica e a disposição para promover transformações através da consciência de sua identidade e de seu papel na sociedade.


5. Conteúdos: História do município de Concórdia, Primeiras civilizações, povos ribeirinhos, Revolução Industrial, Monarquia, Iluminismo, Industrialização e meio ambiente.

6.  Disciplina envolvida: História.

7.1    Metodologia / Procedimentos:

  • Estudo dos conceitos com as turmas de 5ª e 7ª serie;
  • Leitura compartilhada de textos complementares como: “Classe operária do sociólogo Paul Singer”,  “Com a palavra, as entidades engajadas na luta contra o trabalho infantil”  de Vicente Paulo da Silva (Secretário Executivo do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil)  e História do Município de Concórdia;
  • Reflexão e debate sobre os textos trabalhados;
  • Leitura e análise crítica da poesia: “Operário em Construção” de Vinícius de Morais;
  • Leitura compartilhada e debate do texto sobre a História de Concórdia;
  • Visita ao  Museu Hermano Zanoni (alunos da 5ª série);
  • Visita à Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal de Concórdia (alunos 7ª serie);
·        Organização e orientação de grupos para pesquisa de campo (entrevista) extraclasse;
  • Pesquisa de campo orientada (entrevista com utilização de filmadora, gravador de som e máquina fotográfica digital),
  • Compilação de dados e elaboração de slides no Power Point com hyperlink;
  • Apresentação e socialização de resultados da pesquisa realizada com colegas e  demais turmas da escola;
  • Produção de desenhos e diálogos para a história em quadrinhos;
  • Criação da história em quadrinhos em grupos no programa Toondoo;
  • Palestra com representante do FUNDEMA e Conselho Tutelar;
  • Publicação dos desenhos em banner na Expo Concórdia;
  • Produção e socialização de trabalhos práticos: Dramatização, poesia, charge, verso rimado e tele jornal;
  • Edição dos cartões postais;
  • Edição da revista em quadrinhos: “Concórdia, colonização e  indústria”;
  • Elaboração dos  panfletos informativos para distribuir na comunidade;
  • Divulgação da revista e distribuição dos  panfletos à comunidade;

  • Retorno à Câmara Municipal de Vereadores para apresentar indicações aos vereadores.
  
7.2    Cronograma:

ABRIL
MAIO
JUNHO
JULHO
AGOSTO
SET/ OUT

* Trabalhar em sala os conceitos
* Pesquisa de campo orientada

* 5ª série Visita Museu Histórico Hermano Zanono e 7ª série visita a Câmara Municipal de Vereadores e Prefeitura Municipal
* Produção e socialização de slides, desenhos e história em quadrinhos
* Palestra com representante do FUNDEMA e Conselho Tutelar

* Produção de   desenhos e publicação em  banner durante a Expo Concórdia
* Dramatização, poesia, charge, verso rimado, tele jornal

* Produção da revista em quadrinhos: “Concórdia, Colonização e  industria”

* Elaboração de panfletos informativos
* Edição da revista em quadrinhos: “Concórdia, Colonização e  industria”

* Edição dos cartão postais

* Divulgação da revista, dos cartões postais e distribuição dos panfletos à comunidade

* Retorno à Câmara Municipal de Vereadores para apresentar indicações aos vereadores




















8. Recursos utilizados:

  • Filmadora;
  • Gravador de voz;
  • Máquina fotográfica digital;
  • Scanner;
  • Computador (internet);
  • Data Show e Tela digital;
  • Textos complementares;
  • Biblioteca da Escola;
  • Impressora.

9. Avaliação e Resultados esperados:

            Uma vez que a concretização da aprendizagem se dá através da prática, interação e socialização do conhecimento adquirido, e este, favorece na fundamentação teórica das práticas pedagógicas desenvolvidas, é importante ressaltar que a avaliação deste trabalho será de forma que considere não apenas o desempenho final dos alunos, mas, a finalidade será o diagnóstico de dificuldades e o acompanhamento do percurso de superação das mesmas.
            Ao finalizar o projeto, espera-se que os alunos consigam concretizar seus desejos com relação às mudanças sugeridas aos vereadores, bem como sua consciência da importância do trabalho realizado para a sociedade e  para os mesmos. Nosso desejo também é que este trabalho os leve a entender o poder que exercem perante a família e colegas. Que são agentes transformadores e, portanto, peças fundamentais para a construção de  uma sociedade que busque a  preservação ambiental e a sustentabilidade.

10. Divulgação / Socialização do Projeto realizado:

  • Blog da Escola, blog particular da professora e blog individual de cada turma;
  • Apresentação e divulgação de todos os trabalhos para as demais turmas;
  • Divulgação do cartão postal na Expo Concórdia;
  • Divulgação  da revista em quadrinhos nas demais Unidades Escolares;
  • Divulgação e socialização dos resultados na comunidade através de panfletagem;
  • Indicação aos  vereadores para melhorias na comunidade.

11. Referencias Bibliográficas:

  • BUCHELE, Maria da Graça silva. Retalhos Históricos das Comunidades. 1ª ed. 1995.
  • BUCHELE, Maria da Graça silva. Retalhos Históricos das Comunidades II. 1ª ed. 2000.
  • Mini dicionário de Concórdia.
  • MORAIS, Vinícius de. Operário em construção.
  • SENGER, Paul. Classe operária.
  • www.altavista.com.br
  • www.toondoo.com.br
  • www.wikipédia.com.br

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