segunda-feira, 30 de maio de 2011

ATIVIDADE: PLANEJANDO COM HIPERTEXTO OU INTERNET

Tema: Alimentos
Turma: Alunos do 3° e 4° Ano – EBM. Júlio da Costa Neves
Área do Conhecimento: Interdisciplinar

Objetivo: Buscar informações sobre os alimentos: classificação, importância, grupos e orientar o forma correta de uma boa alimentação.

Passos:
1)Introdução: Conversa inicial diagnóstica sobre o assunto.
Como sabemos, é necessário nos alimentarmos em média seis vezes ao dia. Mas será que estamos ingerindo alimentos de forma adequada e balanceada como deveria ser? Onde vamos buscar informações? Será que os alimentos que sobram são guardados corretamente até a próxima refeição? O que estamos ingerindo é apropriado e correto para termos uma boa saúde?

2)Processo:
- Durante uma semana, os alunos do 4° ano, anotaram em uma tabela o que cada um ingeriu durante as três refeições e nos lanches;
- Cada aluno fez um levantamento dos alimentos consumidos;
- Analisamos e desenhamos uma pirâmide alimentar com base no livro didático;
- Em seguida no laboratório de informática da escola realizamos uma pesquisa sobre o assunto pirâmide alimentar (o que é, os grupos, as porções) e assistimos ao vídeo Dr. Bactéria que falava sobre a conservação correta dos alimentos;
- Após fizemos uma análise dos alimentos consumidos pelos alunos e comparamos com o que é correto segundo e que foi estudado. Discutimos ainda a importância de uma alimentação saudável e correta para cada um;
- Em duplas fez-se uma produção textual sobre o conteúdo estudado, onde em seguida cada dupla expôs seu texto através de lâminas, cartazes ou mapa conceitual.
- Para concluir, montamos uma pirâmide com material concreto (embalagens, fotos, desenhos no caso de alimentos que não podem ficar exposto) na sala de aula.

3)Fontes de Informação:
Livro didático de ciências do 3° e 4° ano;
Site: www.higienedosalimentos.com.br;
Site: http://emedix.uol.com.br/dia/nut004_1f_piramide.php

4)Avaliação:
A avaliação foi de forma continua e processual, levando-se em consideração os dados coletados em casa, o empenho nas tarefas realizadas na escola, no resultado da produção textual e na apresentação do mesmo.

RELATÓRIO FINAL:
Os alunos ficaram empolgados e ansiosos ao saberem que iriam ao laboratório de informática, e desta vez iriam entrar na internet, para descobrir mais coisas sobre os alimentos. Já eram acostumados a irem no laboratório para o projeto de “jogos” na disciplina de Educação Física mas não para pesquisa em si.
Eles perceberam que na Internet , podemos encontrar informações sobre qualquer assunto, e muitas vezes acabaram ficando confusos com tantas informações que apareciam na tela do computador.
As duplas mais “ousadas” iam auxiliando e encorajando as outras e até mesmo em alguns momentos acabavam saindo do tema principal . De certa forma em alguns momentos foi um pouco tumultuado, mas tive que pedir que todos tivessem um pouco de paciência para chegarem ao objetivo proposto.
Os equipamentos funcionaram bem, alunos e professor estavam empolgados e animados. Hoje, os alunos já me questionam de quando iremos novamente ao laboratório pesquisar.
A prática foi muito boa, e o trabalho muito válido, pois antes nunca havia levado os alunos ao laboratório, sei que em alguns aspectos posso melhorar ainda mais, e que ao mesmo tempo esta prática exige muita preparação e planejamento por parte do professor.

Equipe: Cleide, Deise, Geli, Jairo e Rosangela

Nenhum comentário:

Postar um comentário