domingo, 29 de maio de 2011

INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA

INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA

          A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP- que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações do World Wide Web, e a infra-estrutura para suportar correio eletrônico e serviços como: comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos.
          A Hipermídia é um conjunto de diferentes tipos de mídia que são interligados, permitindo ao usuário uma interação simultânea entre imagens, sons e textos.
          Une os conceitos de hipertexto e multimídia, ou seja, um documento hipermídia contém imagens, sons, textos e vídeos. O termo hipermídia também é utilizado como sinônimo de multimídia.
            Hipertexto é um termo criado por Theodore Nelson, na década de sessenta para denominar a forma de escrita / leitura não linear na informática. A palavra remete-se a um texto em formato digital ao qual se agregam outros conjuntos de informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem do corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens tema função de interconectar os diversos conjuntos de informações, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. 
          Estamos vivendo um momento de transição; a educação inaugura através do mundo digital e suas oportunizações uma nova forma de aprender e se comunicar. Em determinado momento da história esse saber e a inteligência eram o patamar dos mais fortes e bem sucedidos, a posteriore veio à escrita que também conquista um papel importantíssimo na vida de algumas pessoas e que determinou o viver de outras. Porém esse saber através da escrita é linear, segmentado e se estruturou dessa forma. A escola que conhecemos até agora seguiu esse conceito linear.
O que vem modificando a estrutura social e definindo novos rumos a todos é nova cultura digital, a linearidade dá lugar ao hipertextual, ao móvel e flexível, estamos inseridos num novo contexto e conectados a todo instante a novas informações, cabe a escola agora rever seus conceitos e abrir janelas ao novo conhecimento. Não podemos negar a atualidade é necessário reentender o processo e fazer parte dele.         

Grupo de estudo: Vera Lucia  e Marcia Salete

Nenhum comentário:

Postar um comentário