quarta-feira, 18 de maio de 2011

INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA

Nesta unidade vimos conteúdos importantes para a nossa prática inovadora de nosso fazer pedagógico em nosso dia-a-dia em sala de aula, bem como aprendemos a utilizar ferramentas de excelente utilidade que estão disponíveis gratuitamente na rede mundial da web. Destacando sites que nos fornecem muitas informações relacionadas aos mais variados temas e conteúdos de todas as áreas do conhecimento, sendo de forma coletiva ou individual. A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados que nos permite o acesso a informações de todos os conteúdos existentes, ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio da Web, e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos. Conhecemos também nesta unidade a grande importância e utilidade dos hipertextos, que no meu entender Hipertexto é um forma de inserir textos dentro de outros textos e de outros textos ou outras informações , ou seja , é uma forma resumida de colocar informação na web que se expandem cada vez mais em forma de links que ligam as páginas umas com as outras proporcionando uma leitura contextualizada dos mais variados temas e assuntos abordados nos estudos, de forma online.
Também conhecemos e aprendemos lidar com a poderosa ferramenta a Hipermídia, que é a reunião de várias mídias num suporte computacional, suportado por sistemas eletrônicos de comunicação, um conjunto de meios, de muita valia que nos possibilita de maneira simultânea lidar com textos, imagens , vídeos e sons, que são utilizados de forma interativa e, que são ambientes colaborativos que nos possibilitam a novas práticas pedagógicas para o avanço da educação. Essas mídias são ligadas entre si, variando seus respectivos estados de acordo com os links feitos pelo usuário. Devido a características do meio digital é possível realizar trabalhos com uma quantidade enorme de informações vinculadas, criando uma rede multidimensional de dados, possibilitando ao leitor diferentes percursos de leitura.
Componentes: Eurides Ruchs, Thaíse R.B. Costa.

Um comentário:

  1. INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA


    Podemos entender que a utilização das tecnologias da informação e comunicação na escola é essencial para inserção mais completa do cidadão nesta sociedade de base tecnológica. É importante diminuir a enorme distância que existe entre o que o mercado de trabalho pede e as habilidades e competências do profissional que está se formando. É preciso pessoas que pesquisem que questionem que saibam realizar suas atividades de forma autônoma, que tenham iniciativa, que sejam capazes de resolver problemas. A utilização das tecnologias está fortemente inserida em todas essas exigências de mercado. Além disso, nunca houve tanta informação e conhecimentos disponíveis num espaço de tempo tão curto.
    Somos sabedores que o uso das tecnologias é algo novo e nos aflige, todavia, o mais importante que estamos buscando conhecimento para nos apropriar dessa tecnologia. Devemos ter claro que, atualmente quem sabe usar a tecnologia reúne melhores condições de ser mais competitivo no mercado de trabalho e na vida. Sendo assim, quanto mais cedo se começa a aprender a utilizá-la, melhor. Bem utilizada, a tecnologia pode render grandes benefícios para o usuário e para a sociedade, é necessário aprender aonde ir para achar informação e como utilizá-la, no lugar de, simplesmente, memorizá-la. Não é tarefa fácil se apropriar desse conhecimento para depois aplicá-lo com nossos alunos, porem somos corajosos, isso, inclui a disposição de aprender a usar as ferramentas tecnológicas em benefício próprio e da escola.

    ResponderExcluir