segunda-feira, 6 de junho de 2011

Currículo

Currículo é o rol de conteúdos constantes num curso opu numa série escolar. Podemos vislumbrar também o currículo dentro de um projeto. No projeto desenvolvido pelo noss grupo, percebemos claramente o´conteúdo estudado e a aplicação em cada disciplina.


Miriam Dornelles

domingo, 5 de junho de 2011

APLICAÇÃO DA ATIVIDADE PLANEJADA

A Turma da 8ª série já está acostumadas com o usos das novas tecnologias em seus trabalhos escolares ( computador, internet, máquina digital etc.) Por isso o tema foi o que chamou mais atenção do grupo foi as fotos da escola, do bairro. Primeiramente buscamos informações dos livros e revista, já que o nosso assusto tem mais material impresso do que digital,e também buscamos fotos e informações com os moradores do bairro. Na escolha dos materiais houve o primeiro imprevisto já o grupo teve ser dividindo em trio, porque a grande maioria está acostumada a trabalhar assim, depois vimos que o tema era muito amplo, então dividimos o trabalho em temas. Cada grupo escolheu o seu tema e foi buscar informações e fotos. No entanto, ainda estamos coletando informações sobre o tema, devido às programações da escola e a festa e Junina não vamos conseguir terminar o trabalho a tempo, mas convidamos os colegas do curso a visitar o site da nossa escola para ver o resultado final do trabalho.

eluizia

APLICAÇÃO DA ATIVIDADE PLANEJADA

A Turma da 8ª série já está acostumadas com o usos das novas tecnologias em seus trabalhos escolares ( computador, internet, máquina digital etc.) Por isso o tema foi o que chamou mais atenção do grupo foi as fotos da escola, do bairro. Primeiramente buscamos informações dos livros e revista, já que o nosso assusto tem mais material impresso do que digital,e também buscamos fotos e informações com os moradores do bairro. Na escolha dos materiais houve o primeiro imprevisto já o grupo teve ser dividindo em trio, porque a grande maioria está acostumada a trabalhar assim, depois vimos que o tema era muito amplo, então dividimos o trabalho em temas. Cada grupo escolheu o seu tema e foi buscar informações e fotos. No entanto, ainda estamos coletando informações sobre o tema, devido às programações da escola e a festa e Junina não vamos conseguir terminar o trabalho a tempo, mas convidamos os colegas do curso a visitar o site da nossa escola para ver o resultado final do trabalho.

eluizia

sábado, 4 de junho de 2011

Planejando uma atividade com hipertexto na internet


· Assunto: Descubre tu ciudad’’

· Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, geografia, história e espanhol.

· Público alvo: Alunos dos 8ª série

· Aulas previstas 4

· Ensino Fundamental – Anos Finais

TEMA: “O lugar onde vivo.”

OBJETIVO:

- Apresentar para a turma a história de Concórdia e o seu desenvolvimento atual.

O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM A AULA:

- A História de Concórdia
- Os Aspectos Naturais
- Os Aspectos Econômicos e Sociais
- Mudanças ocorridas ao longo de sua história

PÚBLICO ALVO:
- Alunos da Ultima Fase do Ensino Fundamental (8 série )

DESENVOLVIMENTO:
- Trabalho deverá ser desenvolvido em duplas.
- Através de um Hipertexto,os alunos navegarão pelos Links.
- Após a leitura, conversa informal sobre os textos.

Montar uma apresentação sobre a história de Concórdia no Power point
- Exposição dos trabalhos postados do blog da escola .


RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:
Computadores (e Hipertexto), máquina fotográfica digital, vídeos, áudios, data show.

AVALIAÇÃO: - Será feita durante toda a realização da atividade, acompanhando o desempenho, o envolvimento, o interesse e a participação nas atividade

Sugestões do grupo

Eliane Suzin : OLÁ ELUIZIA! Também estou trabalhando a História do Município de Concórdia, porém, com as 5ª séries. Para enriquecer seu trabalho e fazer com que os alunos interajam com a comunidade, minha sugestão é de que você os reúna em grupos e solicite que entrevistem os primeiros moradores do bairro em que moram.

As entrevistas podem ser registradas por escrito, vídeo ou gravado de voz. Estas tecnologias nossos alunos já dispõem. Os dados recolhidos nas entrevistas podem ser compilados e transcritos ou linkados no powerpoint que irão produzir. Eles vão adorar, pode ter certeza! Experiência própria. Espero ter colaborado para melhorar seu planejamento.

Maristela : acho interessante dar um passeio pela cidade de Concórdia, lugares turísticos, meio rural e urbano com uma máquina fotográfica depois montar em sala de aula um álbum de fotos de Concórdia , podendo assim analisar e apreciar as belezas da cidade.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Atividade e aplicação comentada

                                                   Planejamento e aplicação da atividade


Este trabalho foi realizado com crianças de 3 anos de idade no  Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI

Tema: Trabalhando com sons
1)Introdução: Conversando com as crianças sobre os diversos sons que produzimos e ouvimos no dia a dia.
           
2)Processo:
-         Fazer um passeio pelo CMEI, durante o passeio as crianças irão tentar identificar quais os sons que escutam e em quais espaços são produzidos;
-         Aprender a ouvir e saber diferenciar a diversidade de sons que são produzidos em toda parte;
-         Produzir sons com diferentes partes do corpo: mãos com palmas, língua, batida do pé,assovio e outros;
-         Perceber os barulhos que são produzidos na rua e na natureza;
-         Produzir sons parecidos com aqueles que ouviram da  natureza e da rua;
-         Construir uma bandinha na sala para cantar e ritmar junto com o som produzido pelos instrumentos;
-         Contar a história : Tum Tum Tum : Um barulho do corpo de Liliana Iacocca que retrata sobre os sons que o corpo pode produzir;
-         Recontar a história com a participação das crianças que imaginam os sons da história e reproduzem com seus corpos; 
-         Levar a crianças a frente de um computador e mostrar a mesma história escaneada para ver as reações e identificação dos personagens;
-         Questionar as crianças sobre os personagens e o que estão fazendo, os barulhos.

3)Fontes de Informação:
-         Livro de Educação Infantil;
-         Site: www.educarede.org.br
-         Site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br
-         Site: www.maracatubrasil.com.br

4)Avaliação:
           
A avaliação será através da observação e participação das crianças,perceber se conseguem identificar diferenças entre os sons, a distância que são produzidos e o envolvimento na construção e manuseio dos instrumentos musicais.
     

APLICAÇÃO DA ATIVIDADE

Pela observação e registros no decorrer da aula, a educadora foi muito feliz na condução do processo de ensino e aprendizagem. Iniciou o trabalho cativando as crianças com uma bandinha rítmica, confeccionada  com material de sucatas, intercalando com músicas infantis de sugestão das crianças,bem como, diversos sons produzidos pelo corpo versos silêncio.Apesar das crianças se encontrarem na tenra idade, o seu interesse e participação foi impressionante.
Dando seqüência nas atividades didático pedagógicas, foi explorado o livro Tum, Tum,Tum de Liliana Iacocca de forma a dar abertura a participação dos alunos,levando-os  a descobrir os sons  que o corpo produz ,concomitantemente, instigou a participação de forma verbal,fazendo-os adentrar na história.No momento que foram observar a narrativa da história na tela do computador,percebeu-se a indignação de algumas crianças: - Como o livro foi parar ali? A imensa euforia / alegria de outros, pela forma como o livro foi explorado na tela.Quando a professora foi recontar a história com os mesmo livros era necessário somente que mencionasse o termo para que os discentes reproduzissem os ruídos e curiosidades.
Finalmente, ao explorar o ambiente interno e externo do CMEI notou-se o quanto a turma recebeu bem a proposta da atividade didático-pedagógica,pois os educados permaneceram envolvidos e animados até o  final da proposta de trabalho.As atividades proporcionadas foram alegres, criativas, interessantes e abertas a participação das crianças, fazendo-as autoras do próprio conhecimento: construção/internalização/reconstrução.


Grupo: Vera Lucia e Márcia Salete



Planejando uma atividade com hipertexto
Tema: Voleibol.
Objetivo: Conhecer as regras do jogo de voleibol.
Perfil do grupo: Alunos da 7ª Série do Ensino Fundamental Da E.B.M. Giuseppe Sette.
Objetivos Pedagógicos:
• Reconhecer as algumas regras básicas;
• Identificar fundamentos do jogo;
• Ampliar formas e sistemas de jogo.

Etapas Pedagógicas

• Ler e registrar no caderno as regras básicas de voleivol.http://deborakayser.blogspot.com/2010/06/regras-oficiais-de-voleibol-2010.html.
• Conversar com os alunos sobre as regras do jogo. (sanar dúvidas)
• Visualizar vídeos de alguns jogos. http://www.youtube.com/watch?v=XbiPbvROaBE Observar:
- Posição dos jogadores,
- Rodízio;
- Saque;
- Recepção;
- Passes;
- Ataque;
- Defesa.
* Comentar com a turma o que for relevante.
* Jogar voleibol com a turma.
* Elabora um texto individual, pontuando o gosto e as dificuldades encontradas nesse esporte.
Tempo para execução: 6 à 7 aulas ( Poderá estender mais nas aulas práticas).
Inês Tecchio.